From Mageia wiki
Jump to: navigation, search


Drakconf multiflag.png
Outros idiomas
Deutsch ; English ; Español ; Français ; Nederlands ; Português (Portugal) ; português brasileiro ;
Sinopse:
Apresentação da evolução, novos recursos, erros conhecidos, e as alterações recentes da distribuição Mageia.

Contents

Introdução

Mageia (do Grego μαγεία (mageía) - magia, encantamento) é um sistema operacional livre e de código aberto da família de sistemas operacionais GNU/Linux. Mageia é desenvolvido por uma comunidade de usuários dedicados e apoiado pela organização sem fins lucrativos Mageia.org - um grupo de indivíduos eleitos pela diretoria do Mageia . Seja você um usuário GNU/Linux iniciante, um desenvolvedor de software, um administrador de sistema experiente ou um navegante casual da web, o Mageia é a escolha certa para você. O Mageia pode ser instalado em um computador como o sistema operacional principal e uma alternativa para um ou vários outros sistemas operacionais instalados.

Note que as versões listadas nesta página são para as mídias de lançamento. Durante o período de lançamento do Mageia, enviamos milhares de atualizações e centenas de pacotes retroportados. Por exemplo, encontre aqui as listas atuais dos pacotes atualizados e retroportados.

Mídias de instalação disponíveis

O Mageia pode ser instalado usando três tipos de mídias de instalação:

  • ISOs de instalação clássica (versões de 32-bits e 64-bits), que usam instalador tradicional DrakX. AsISOs contém todos os idiomas suportados, uma grande variedade de pacotes para escolher durantea a instalação (ambientes de trabalho comuns) e todos os drivers não-livres. O uso de pacotes não-livres pode ser desativado durante a instalação. Note que por decisão, a instalação clássica não usará drivers não-livres durante a instalação, então você pode precisar de uma rede ethernet cabeada se desejar usar os repositórios online para atualizações durante a instalação.
  • ISOs de instalação por rede (versões de 32-bits e 64-bits, disponíveis em ambas versões livre e não-livre. Nota: As ISOs de instalação por rede não são adaptadas para inicializar em sistemas EFI de 32bits) são de tamanho pequeno e contém somente um instalador do estágio 1, que contém apenas o suporte de hardware mais básico para inicializar, conectar à uma rede e baixar um instalador de etapa 2. Você pode precisar da versão não-livre para obter os drivers proprietários necessários, por exemplo para conectividade WiFi. Deste ponto em diante, o processo de instalação é muito similar ao de uma ISO tradicional, a única diferença é que todos os pacotes necessários e opcionais são obtidos de repositórios remotos. Nota: É uma boa ideia executar uma instalação mínima e continuar o resto da instalação após a inicialização do sistema de destino. Isso é especialmente recomendado durante os estágios de desenvolvimento do Mageia (alfa, beta, RC), onde pacotes e arquivos mudam com frequência e inesperadamente.
  • ISOs Live podem ser usadas ​​para inicializar diretamente no Mageia ou para instalar o Mageia em uma unidade fixa. As quatro opções de mídia de instalação Live incluem três ambientes de trabalho para escolher; Plasma (64 bits), GNOME (64 bits) e Xfce (32 ou 64 bits). Ela também contém todos os idiomas suportados e vem com amplo suporte de hardware, bem como uma variedade de vários pacotes, tornando as ISOs Live a maneira mais simples e rápida de começar a usar o Mageia. As ISOs Live o recurso persistência de memória, que permite a preservação de arquivos do usuário e a personalização do sistema na próxima inicialização. Os arquivos também podem ser criptografados opcionalmente. Graças a isso, agora você pode levar o Mageia e seus arquivos para todos os lugares com você! Além disso, você também pode criar sua própria mídia de instalação live customizada!. Dica: Para otimizar as atualizações, você pode desinstalar pacotes; veja mais em Removing packages#Persistent Live USB.

Todas as imagens ISO podem ser gravadas em um DVD ou em um pen drive. Para mais informações, consulte a página da wiki Mídias de instalação sobre como escolher, baixar, verificar, corrigir , gravar, usar as mídias e restaurar o pendrive. As diferentes opções de download podem ser encontradas na página de download do Mageia 9. Estão disponíveis downloads diretos (FTP e HTTP) e BitTorrent.

Para mais informações, dê uma olhada em Selecione e use as ISOs em nosso manual do instalador.

Os repositórios do Mageia

Os pacotes de software incluídos no Mageia residem em três repositórios diferentes, dependendo do tipo de licença aplicada a cada pacote. Aqui está uma visão geral desses repositórios:

  • Core: O repositório Core inclui pacotes com software livre e de código aberto (FOSS). - ou seja, pacotes licenciados sob uma licença livre e de código aberto, como a GPL. A mídia "Core", juntamente com os repositórios de software "Core Release" e "Core Updates" são ativados por padrão.
  • Non-free: O repositório Non-free inclui pacotes que são gratuitos para uso e distribuição, mas que contêm software proprietário (daí o nome - 'Non-free'). Este repositório abriga drivers de placas de vídeo AMD/ATI e NVIDIA proprietários, firmware para várias placas WiFi e muito mais.

O repositório Non-free é ativado por padrão no instalador, mas pode ser desativado se necessário.

  • Tainted: O repositório Tainted inclui pacotes que são lançados sob uma licença livre, mas que infringem patentes e leis de direitos autorais em alguns países, por exemplo, codecs multimídia necessários para reproduzir vários arquivos de áudio/vídeo, pacotes necessários para reproduzir DVDs de vídeo comerciais e assim por diante.

O repositório Tainted está disponível, mas desativado por padrão, ou seja, é completamente opcional. É uma boa ideia verificar as leis da sua região antes de usar pacotes deste repositório.

Repositórios de 32 bits em sistemas de 64 bits

Repositórios de 32 bits são configurados, mas desativados por padrão em sistemas de 64 bits. Alguns programas de 64 bits, como a Steam, exigem dependências encontradas em repositórios de 32 bits. Portanto, se quiser instalar software que depende de pacotes de 32 bits, certifique-se de ter os repositórios "Core 32-bit Release" e "Core 32-bit Updates" ativados no RPMDrake. Da mesma forma, alguns pacotes de 64 bits dos repositórios Non-free ou Tainted podem depender de pacotes de 32 bits de seus respectivos repositórios. Portanto, é altamente recomendável sempre ativar repositórios em pares (32 bits junto com 64 bits) para não encontrar problemas durante a atualização.

Destaques do lançamento

Menor espaço em disco

O tamanho da instalação mínima (ao desativar os pacotes recomendados) foi reduzido. - É o menor desde o Mageia 4.

O RPM DB mudou para SQLite

O banco de dados RPM não usa mais o antigo e sem manutenção Berkeley DB. Agora ele usa o SQLite moderno. A conversão é realizada durante a atualização do Mageia 8.

Principais desenvolvimentos

Instalação

Estágio 1

  • O suporte NFS é feito usando ferramentas do sistema em vez do nosso código NFS bifurcado de 15 anos, ganhando assim suporte para NFSv4 e co...
  • Ao usar um servidor http, agora é possível especificar uma porta diferente do padrão "80" (mga#28367)
  • As imagens do estágio 1 são compactadas com Zstd em vez de gzip

Estágio 2

  • Muitas correções de bugs e melhorias no particionador
  • Opções:
    • Adicionar "downloader=curl" para alternar de wget para curl para baixar pacotes

Recuperação

O sistema de recuperação foi melhorado.

ISO Live

  • O serviço de sistema NetworkManager agora está ativado por padrão na ISO Plasma Live (isso já era feito para o GNOME e Xfce Live ISOs em lançamentos anteriores). Isso permite que as conexões de rede sejam gerenciadas por meio da ferramenta de configurações do sistema Plasma, bem como pelas ferramentas tradicionais de gerenciamento de rede do Mageia.

Suporte de hardware

Localização (l10n) / internacionalização (i18n)

Manuais

  • Os manuais para o instalador tradicional e para o Centro de Controle do Mageia foram (parcialmente) traduzidos para muitos outros idiomas. Veja nossa documentação oficial
  • Uma captura de tela em inglês é usada quando uma captura de tela localizada não está disponível para um manual em HTML.
  • Manuais em PDF e EPUB são criados apenas quando mais da metade das capturas de tela localizadas necessárias para esses manuais estão disponíveis.

Traduções de software

Novas traduções foram adicionadas, enquanto outras foram melhoradas. Agradecemos à nossa dedicada comunidade de tradutores pelo seu trabalho confiável.

Gerenciamento de pacotes

Novo RPM

O RPM foi atualizado para a versão 4.18.

  • o rpm DB agora é suportado pelo SQLite em vez do libdb

Mais informações sobre as mudanças do RPM 4.16 (que foi fornecido com o Mageia 8) para o RPM 4.18 estão disponíveis no site do RPM:

DNF: o gerenciador de pacotes alternativo

O DNF (Dandified Yum) foi introduzido como uma alternativa ao urpmi desde o Mageia 6.

O DNF é um resolvedor de dependências de última geração e uma ferramenta de gerenciamento de pacotes de alto nível que remonta a dois projetos: o YUM (Yellowdog Updater, Modified) do Fedora e o SAT Solver (libsolv) do openSUSE. O DNF foi bifurcado do YUM há vários anos para reescrevê-lo para usar a biblioteca SAT Solver do openSUSE e para reestruturar massivamente a base de código para que uma API sensata estivesse disponível para estender o DNF (por meio de plug-ins e ganchos) e construir aplicativos sobre ele (como interfaces gráficas e estruturas de automação do ciclo de vida do sistema).

O DNF vem com relatórios de problemas aprimorados, rastreamento avançado de dependências fracas, suporte para dependências ricas (consulte as notas de versão do RPM para mais informações sobre isso) e informações de transação mais detalhadas durante a execução de ações.

O Mageia 9 é fornecido com o DNF v4.14.0.

As atualizações do sistema usando o DNF são suportadas. Veja a seção sobre atualização com DNF nas notas de lançamento para mais informações.

Mais informações sobre modularidade: https://docs.pagure.org/modularity/

Notas de lançamento do DNF: https://dnf.readthedocs.io/en/latest/release_notes.html

Com novas instalações via mídia clássica e ao vivo, o DNF será instalado em paralelo com o urpmi. Dependendo do método usado para atualizar para o Mageia 9, pode ser necessário instalar o pacote dnf para tê-lo disponível.

Para obter informações sobre como usar o DNF, consulte a página da wiki: Using DNF.

AppStream

Nossos repositórios RPM-MD (RPM MetaData) (usados ​​por DNF e PackageKit) fornecem metadados AppStream. Ferramentas como GNOME Software (GNOME Desktop, empacotado como gnome-software) e Plasma Discover (KDE Plasma Desktop, empacotado como discover) aproveitam os metadados AppStream para fornecer uma experiência rica ao pesquisar, identificar e gerenciar aplicativos.

AppStream é um esforço de distribuição cruzada para aprimorar repositórios de software padronizando metadados de componentes de software. Ele permite uma visão centrada em aplicativos em repositórios de pacotes e fornece especificações para coisas necessárias para criar centros de aplicativos amigáveis ​​ao usuário.

Consulte o site do AppStream para obter mais informações: https://www.freedesktop.org/wiki/Distributions/AppStream/

perl-URPM e urpmi

  • A documentação foi melhorada (por exemplo: URPM e urpm e CPAN)
  • urpmi/perl-URPM suportam uma gama mais ampla de versões rpm, de rpm-4.9 até a mais recente 4.18, de perl-5.8 a perl-5.37
  • Várias correções de bugs foram feitas
  • Os metadados do urpmi são compactados com Zstd em vez de Xz (análise mais rápida)

Ferramentas

Centro de Controle do Mageia

Nosso gerenciador de som, draksound, em MCC foi melhorado para alternar facilmente entre PulseAudio e PipeWire.

Outros

MageiaWelcome

A tela 'Welcome' é um aplicativo que é apresentado aos usuários ao inicializar uma nova instalação do Mageia. Agora, ele foi totalmente reformulado para ter uma abordagem linear, com etapas sucessivas seguindo uma ordem lógica de coisas importantes para saber e fazer após a instalação. Por padrão, ele será executado em cada inicialização subsequente, mas esse comportamento é opcional. Mesmo se a opção de execução automática estiver desativada, ele pode ser invocado a qualquer momento como um aplicativo (mageiawelcome).

Isodumper

Isodumper é uma ferramenta para gravar imagens ISO em dispositivos de memória. A interface foi retrabalhada para permitir que operações sucessivas sejam feitas de uma só vez.

Docker

O ecossistema do Docker foi ampliado (com base na versão 24.0.5 do mecanismo) com muitas ferramentas adicionais, como docker buildx (plugin BuildKit) e docker compose v2 (orquestração com suporte ao formato versão 3 como plugin, substituindo o binário separado da versão 1), containerd (daemon que controla o runC), docker-registry (compartilhamento de imagens) e python-docker (bibliotecas python 3 para gerenciamento de API do mecanismo).

Note que até o Mageia 8, o Docker (até 20.10.x) estava usando o armazenamento aufs por padrão. A partir do Mageia 9, o armazenamento aufs não é mais suportado e o Docker está usando o armazenamento overlay2 (de 24.0.x para cima). Durante a atualização, todas as imagens são salvas e restauradas para permitir uma migração tranquila, no entanto, isso requer tempo *e * armazenamento livre no diretório usado (/var/cache/docker por padrão). Em um sistema com 525 imagens com tamanho de 88Gb compactado, a migração por meio do urpmi levou 34 horas para backup e 2 horas para restauração. Portanto, é aconselhável executar esta operação separadamente da atualização da versão do sistema para evitar um longo bloqueio no banco de dados RPM e permitir o controle dele. Sugerimos que, antes de atualizar o Mageia 9, adicione o docker em /etc/urpmi/skip.list para evitar que ele seja atualizado e, após a atualização bem-sucedida do Mageia e você tiver certeza de que tem tempo e espaço em disco, remova-o da lista e execute a atualização do sistema.

Ferramentas do LiveCD

Com o Mageia 9, as ferramentas do LiveCD foram rebaseadas para a versão mais recente (v27.1).

Para obter informações sobre como usar as ferramentas do LiveCD, consulte a página wiki: Usando as ferramentas do LiveCD

draklive2

O modo de interface gráfica foi melhorado para incluir o estágio de resumo do instalador clássico, permitindo fácil configuração de localidades, fusos horários, serviços do sistema e firewalls. O estágio de seleção de pacotes individuais agora inclui um modo de lista plana, removendo as restrições sobre quais pacotes podem ser selecionados.

Para mais informações, consulte a página da wiki: draklive2

Memtest86+

O PCMemTestT, que era um fork, foi mesclado de volta ao utilitário de teste de memória Memtest86+. Então o Memtest86+ substitui o PCMemTest como o utilitário de teste de memória em todos as ISOs do Mageia. Ele também pode ser instalado no sistema de um usuário, onde será automaticamente adicionado ao menu de inicialização do sistema.

remove-old-kernels

Esta é uma nova ferramenta que remove kernels antigos dos sistemas. Ela funciona em segundo plano sem nenhuma intervenção do usuário e mantém por padrão os três kernels mais recentemente instalados. Isso resolve um problema que poderia fazer com que sistemas com armazenamento limitado ficassem sem espaço na partição raiz após muitas atualizações do kernel. Além do modo automático padrão que é executado semanalmente, ele pode ser configurado e executado manualmente na linha de comando. Execute com a opção -h para ver a ajuda. Ele também está disponível para ser executado no menu principal do Mageia, onde pode ser encontrado em Ferramentas -> Ferramentas do sistema. Há também uma página do manual que cobre mais detalhes para usuários experientes.

Nota:
Se você atualizar do Mageia 8, a ferramenta não será instalada como parte do processo de atualização.

Você precisa instalar remove-old-kernels para obter acesso a esta ferramenta mga#31642.

Base do sistema

Suporte a kernel e hardware

  • O Mageia 9 vem com o kernel 6.4.

Todo o hardware gerenciado por esta versão do kernel está ativado. O kernel fornece melhores gráficos com o Mesa 3D 23.1.

  • Outros sabores de kernel estão incluídos, particularmente, kernel-linus (um kernel de estoque vanilla sem nenhum patchset extra). Veja a página da wiki Kernel_flavours para mais informações.
  • Os agendadores de E/S de fila única foram removidos do upstream desde o kernel 5.0. Se você precisar do utilitário ionice, considere instalar um novo pacote ionice-scheduler que ativa o agendador BFQ para discos rotacionais
  • cpupower e powersave

Drivers gráficos

O Mesa 3D foi atualizado para o Mesa 3D 23.1

X Window System (X11)

O Mageia 9 vem com o X.Org 21.1.8. O XWayland 22.1.9 foi dividido do Xserver e é empacotado como uma ferramenta autônoma para facilitar a manutenção.

Drivers de vídeo AMD
  • Mageia 9 usa os drivers de vídeo gratuitos para placas de vídeo AMD/ATI, AMDGPU para placas mais novas e Radeon para placas de vídeo mais antigas. Comparado com Mageia 8, o suporte de hardware foi aumentado e o desempenho foi melhorado.
  • No caso de uma placa híbrida, a solução exposta com o driver nouveau e o pré-comando DRI_PRIME=n também está funcionando, pelo menos com o driver Radeon.
Driver AMD proprietário
  • O driver AMDGPU-PRO proprietário atualmente só funciona com o X.org 1.1xx, então não pode ser usado no Mageia 9. As partes OpenCL e HIP estão sendo trabalhadas, fique de olho no repositório de testes...

AMD-GPU Radeon Pro , incluindo ROCm

O driver AMDGPU-PRO proprietário atualmente só funciona com o X.org 1.1xx, então não pode ser usado no Mageia 9.

ATUALIZAÇÃO: Demos um passo à frente, oferecendo uma maneira de baixar e instalar facilmente dois pacotes para placas de vídeo AMD, que oferecem alguns recursos avançados, como a ativação do opencl para melhoria de desempenho em processos como renderização no Blender e outras ferramentas 3D como ferramentas CAD e PCB, e módulos de processamento no Darktable, jogos Steam, Gimp, Libreoffice e qualquer outro aplicativo que exija esses recursos avançados. Para mais informações, veja aqui.

Drivers NVIDIA
  • O driver livre atual do Xorg Nouveau tem suporte de hardware e desempenho aprimorados em comparação ao Mageia 8.
  • Também temos o driver de configuração de modo Xorg (Qual funciona melhor depende da sua GPU.)
Driver NVIDIA proprietário

Os drivers proprietários da NVIDIA são fornecidos nos repositórios não livres, somente 64 bits:

  • GPUs recentes são suportadas pelo driver da série R535 empacotado como "nvidia-current", escolhido por "Geforce 745 series and later" em nossas ferramentas. Também temos "nvidia-newfeature", escolhido por "Driver: New feature" - Ele é destinado como alternativa para placas mais novas mas note que podemos não manter o nvidia-newfeature atualizado e sincronizado com o kernel, e ele pode ser menos recente que o nvidia-current. A versão real pode ser vista pela versão do pacote. Não disponível em ISOs do Mageia 9 nem em repositórios no momento do lançamento do Mageia 9.
  • Para GPUs mais antigas, fornecemos drivers da série R470 "nvidia470", escolhidos por "Geforce 635 a Geforce 920" em nossas ferramentas. R470 era "nvidia-current" na Mageia 8, e algumas placas que usavam isso naquela época podem precisar ser definidas manualmente para R470 na Mageia 9.
  • A série de drivers proprietários 390.x da NVIDIA, que suportava placas de vídeo mais antigas como a série GF1xx, está em EOL (fim de vida) desde o final de 2022. Como o driver não é compatível com as versões mais recentes do Kernel e do X Server, tivemos que descartá-lo. Experimente o driver Xorg livre nouveau ou modesetting.
  • CUDA e OpenCL são suportados para "nvidia-current".

Para mais informações, veja aqui.

Laptops Optimus

Alguns laptops vêm com "Hybrid Graphics", o que significa que eles têm duas GPUs: uma é geralmente "interna" (ou "integrada") na CPU, e é chamada de IGP (Integrated Graphic Processor), e a outra é "dedicada", externa à CPU, e é chamada de "discreta" (DGP, Discrete/Dedicated Graphics Processor). A integrada é eficiente em termos de energia, enquanto a discreta é mais rápida.

Proprietários de laptops NVIDIA Optimus (CPU+GPU Intel ou AMD/ATI integrada, além de uma GPU NVIDIA discreta) agora têm três maneiras de se beneficiar do poder de sua GPU NVIDIA:

  • Os drivers Nouveau gratuitos suportam Prime GPU offloading prontos para uso, que podem ser usados ​​por meio da variável de ambiente DRI_PRIME=1 (a menos que o driver NVIDIA proprietário esteja em uso por, por exemplo, Mageia-prime). Consulte a documentação do Nouveau para ver como configurar o X.Org para usar o NVIDIA Prime com o DRI3.
  • Assim como no Mageia 8, o pacote Bumblebee pode ser usado para conectar o monitor à GPU NVIDIA, permitindo acessar seu poder de processamento, embora com alguma sobrecarga.
  • Uma nova ferramenta chamada Mageia-prime pode ser usada para configurar o NVIDIA Prime suportado por kernels Linux recentes e servidores X.Org. Ela permite alternar completamente para o uso da GPU NVIDIA sem a sobrecarga do Bumblebee, e é particularmente adequada para uso com CUDA.

Em todos os três casos, ao configurar os drivers gráficos, é preciso, durante a instalação, e as ferramentas usuais da Mageia configurar apenas a GPU integrada (pelo menos na maioria das configurações do Optimus), pois ela é tipicamente a única conectada fisicamente a um monitor. (Se falhar, tente o contrário.)

Servidores de som

Mageia 9 suporta PulseAudio e PipeWire como servidores de som.

Por padrão, ambos são instalados, mas apenas o PulseAudio é ativado.

Nós fornecemos instruções sobre como alternar entre o PulseAudio e o backend PipeWire. Você também pode usar o Centro de Controle do Mageia.

Carregadores de inicialização

Ambientes de desktop

Todos os ambientes de trabalho mencionados abaixo estão incluídos nos repositórios online do Mageia e podem ser instalados em paralelo em qualquer sistema Mageia 9. Alguns deles também estão incluídos na mídia física, LiveDVDs e DVDs clássicos, conforme especificado em cada seção.

Plasma

O Plasma, o ambiente de trabalho da comunidade KDE, é fornecido na versão 5.27.5, construído sobre o Qt 5.15.7 e o KDE Frameworks 5.105 e com o KDE Applications 23.04.1.

Se quiser experimentar o Plasma no Wayland, instale o plasma-workspace-wayland, e ele deverá aparecer na lista de ambientes de trabalho do seu gerenciador de exibição favorito ao efetuar login.

Note também que a sessão Wayland com o driver não livre R535 (nvidia-current) da Nvidia está disponível certificando-se de que "nokmsboot" seja removido e "nouveau.modeset=0" seja passado para a linha de comando do Kernel. - Isso é fornecido como uma prévia de tecnologia para testadores.

O gerenciador de exibição (DM) padrão para o ambiente de trabalho Plasma é o Simple Desktop Display Manager (SDDM).

O Ksysguard foi substituído pelo plasma-systemmonitor.

O Plasma tem um LiveDVD de 64 bits específico e também pode ser instalado a partir da ISO de DVD clássica (instalador tradicional).

liquidshell

liquidshell é uma alternativa ao plasmashell

Ele não usa QtQuick, mas sim QtWidgets, portanto, nenhuma aceleração gráfica de hardware é necessária.

No Mageia 9, liquidshell está incluído nos repositórios. Uma vez instalado, você poderá ver o liquidshell como opção no seu gerenciador de exibição.

sddm-theme-coffee-ng

Estamos trabalhando para melhorar a apresentação da mageia. Como parte desse trabalho, incluímos um tema alternativo para o sddm, sddm-theme-coffee-ng, diga-nos o que acha!

GNOME

O GNOME 44.2 é fornecido. Agora, ele é executado por padrão no Wayland, mas também fornece uma sessão alternativa "GNOME no Xorg". Note que, com os drivers não livres da Nvidia, o GNOME inicia uma sessão X11 por padrão.

Para aqueles que preferem a aparência do GNOME 2, o GNOME 3 também oferece uma sessão "Gnome Classic".

O GNOME "Flashback" também foi adicionado como mais uma alternativa. Ele fornece uma experiência de usuário similar às sessões da série GNOME 2.x. As diferenças para o projeto MATE é que o GNOME Flashback usa GTK+ 3 e tenta seguir o desenvolvimento atual do GNOME integrando mudanças recentes das bibliotecas do GNOME.

O GNOME tem um LiveDVD específico de 64 bits e também pode ser instalado a partir do ISO do DVD clássico (instalador tradicional).

LXDE

O ambiente de trabalho muito leve baseado em GTK+3 ainda está disponível e continua a receber melhorias do upstream e do nosso mantenedor no Mageia, embora sua comunidade tenha se refocado parcialmente no LXQt. Começando com o Mageia 9, o LXDE migrou do GTK+2 para o GTK+3. O LXDE não pode usar o PipeWire como servidor de som, apenas o PulseAudio.

O LXDE pode ser instalado a partir da ISO de DVD clássica (instalador tradicional).

Xfce

O Xfce 4.18 é fornecido.

O Xfce tem LiveDVDs dedicados de 32 e 64 bits e também pode ser instalado a partir da ISO de DVD clássica (instalador tradicional).

LXQt

O LXQt 1.3.0 é fornecido e incluído na ISO clássica.

Para ajustar as configurações do compositor de transparência picom, em combinação com o gerenciador de janelas openbox, você pode instalar o picom-conf.

O LXQt agora é fornecido com o Kvantum para permitir as configurações de vários temas. Ele também pode ser usado com o Plasma.

MATE

O MATE 1.26.0 é fornecido.

O MATE pode ser instalado a partir da ISO clássica de DVD (instalador tradicional). Devido a considerações de espaço em DVD, alguns aplicativos como mate-screenshot (aplicativo de captura de tela) não estão incluídos no Classical DVD ISO. Para uma experiência completa do ambiente de trabalho MATE, os usuários são aconselhados a instalar o pacote task-mate após a instalação inicial.

Cinnamon

O Cinnamon 5.6 é fornecido.

O Cinnamon pode ser instalado a partir da ISO clássica de DVD (instalador tradicional).

Enlightenment

O pacote de tarefas Enlightenment vem com E25.4 e Enlightenment Foundation Libraries (EFL) 1.26.3. A versão principal 0.25 apresenta um tema plano completamente novo com paletas de cores alternativas pré-configuradas (incluindo um tema claro) e a capacidade de editar as cores. Além disso, há outro tema da marca Mageia, m-Dimensions, baseado no antigo tema de área de trabalho, atualizado com todos os novos recursos, exceto a paleta de cores. Outras mudanças importantes incluem a adição de opções de configuração do touchpad, melhorias no misturador de som e uma mudança significativa nas configurações padrão: a vinculação de bordas agora está desativada por padrão. Para mais detalhes sobre esta versão, consulte https://www.enlightenment.org/news/2021-12-26-enlightenment-0.25.0.

Claro, o Mageia inclui a interface de usuário Econnman do E para o gerenciador de conexões connman (se ativado - o padrão é systemd-networkd.service com o Netapplet), junto com quatro aplicativos baseados em EFL: o emulador de terminal Terminology, o visualizador de imagens Ephoto, o leve reprodutor de vídeo Rage e o monitor de sistema Evisum. Ecrire, um editor de texto básico baseado em EFL, também está disponível como recomendado. Note que a interface de usuário e as configurações de fonte do Ecrire não funcionam corretamente com o tema m-Dimensions.

Para aqueles que são novos no E, os aplicativos e processos de inicialização (como o Mageia Online Applet para notificações de atualização) não são automaticamente selecionados de /etc/xdg/autostart, mas podem ser ativados na inicialização indo para Menu principal > Configurações > Aplicativos > Aplicativos de inicialização e adicionando os aplicativos e processos de sistema desejados. Os aplicativos (apenas) a serem carregados ao reiniciar o DE são tratados separadamente de uma lista disponível via Menu principal > Configurações > Aplicativos > Reiniciar aplicativos.

A bandeja do sistema do Enlightenment, que usa notificações do SNI appindicator, é um módulo separado que deve ser carregado (Menu principal > Configurações > Módulos) e adicionado a uma prateleira (painel), onde o Mageia Online Applet e o Netapplet serão exibidos (quando ativados) junto com outros.

Atualmente, um problema foi observado: reiniciar o E às vezes resulta em um aviso de que o cache do Efreet não foi atualizado. Em geral, isso pode ser ignorado, pois resulta de um tempo limite que ainda parece ser muito curto para alguns sistemas.

Gerenciadores de janela leves

Você também pode manter sua instalação do Mageia 9 ainda mais leve, e nós fornecemos para isso uma infinidade de gerenciadores de janelas pequenos e eficientes. Você pode encontrar afterstep, awesome, dwm, fluxbox, fvwm2, fvwm-crystal, fvwm3, i3, icewm, jwm, matchbox, openbox, pekwm, sugar, swm e windowmaker. Após a instalação, eles aparecem no menu de login do seu gerenciador de exibição.

IceWM

O IceWM é instalado por padrão como um ambiente de trabalho de backup, mesmo se você selecionar Plasma ou GNOME no instalador. Ele também está presente em todas as ISOs Live.

Para iniciá-lo, selecione "icewm-session" no menu de login do seu gerenciador de exibição.

Aplicativos do Office

O LibreOffice foi atualizado para 7.5. Veja notas de lançamento oficiais para 7.3, 7.4 e 7.5 para detalhes.

Uma nova ferramenta para ditado de voz off-line foi empacotada, com base em Kaldi, Vosk, nerd-dictation e eloGraf.

Aplicativos de Internet

  • O navegador Chromium foi movido para o Tainted por causa de problemas de patente e não queremos remover funcionalidades populares; ative este repositório se quiser usar o Chromium.
  • O Firefox será atualizado para 115 ou posterior logo após o lançamento do Mageia (era tarde demais para o congelamento do lançamento).
  • Adicionamos navegadores para o protocolo Gemini: Lagrange (SDL), Kristall (Qt), Offpunk (CLI).

Suporte ao Wayland

Tanto o navegador chromium quanto os produtos da Mozilla (Firefox e Thunderbird) são criados com suporte ao Wayland, mas desativados por padrão. Se quiser ativá-los, notavelmente para contornar o bug de redimensionamento do Firefox e Thunderbird com o XWayland, você pode fazer isso desta forma:

Firefox e Thunderbird

Basta definir MOZ_ENABLE_WAYLAND=1 antes de iniciar o Firefox ou Thunderbird. O mais simples é adicionar o seguinte em seu ~/.bashrc ou em um drop-in de perfil de todo o sistema, por exemplo, /etc/profile.d/90mozilla-wayland.sh:

# Ativar o Wayland para Firefox e Thunderbird
if [ "$XDG_SESSION_TYPE" == "wayland" ]; then
    export MOZ_ENABLE_WAYLAND=1
fi
Chromium, Chrome e Teams

Para configurar o Chromium para usar o Wayland, você pode fazer isso via chrome://flags na barra de endereço e alterar a entrada “Plataforma Ozone preferida” de “Padrão” para “Wayland” ou, melhor ainda, “Automático

Aplicativos multimídia

Como a última patente expirou em abril de 2017, a codificação mp3 agora está disponível na mídia principal. As mídias tainted ainda são necessárias para codificação H.264, H.265/HEVC e AAC.

DisplayCAL é uma ferramenta para calibrar cores de uma tela usando um sensor. Ela retorna porque foi portada para Python 3.

O Blender para animação 3D agora está na versão 3.3.4.

Editores

  • O Vim foi atualizado para 9.0
  • O NeoVim 0.9.1 também está incluído

Jogos

Na comunidade Mageia, nosso amor por software livre se estende a jogos de código aberto. Um grande esforço foi feito durante o ciclo de lançamento do Mageia 9 para empacotar muitos jogos novos, tornando o Mageia 9 uma plataforma muito boa para jogadores intensivos e casuais. Você pode verificar o Mageia App DB para ver uma lista de todos os jogos novos e atualizados no Mageia 9. Veja também Ambientes de jogos.

Educação

O Mageia 9 vem com gcompris-qt 3.3 que traz algumas novas atividades.

Desenvolvimento de Software

Compiladores e ferramentas

O Glibc foi atualizado para 2.36. O GCC foi atualizado para 12.3, GDB para 12.1 e Valgrind para 3.20.0. O LLVM foi atualizado para 15.0.

O Firebird foi atualizado para 4.0.2

O IPython foi atualizado para 8.10.

A maioria das bibliotecas foi atualizada para versões estáveis ​​recentes (suporte de longo prazo quando disponível), como Qt 5.15.7 e GTK+ 3.24.38.

O GTK4 também é fornecido na versão 4.10.3.

O Tcl/Tk está na versão 8.6.13.

O Ocaml foi atualizado para 4.14.0.

A pilha Java foi atualizada para 17, Java 8 e Java 11 ainda estão disponíveis, mas não são o padrão. O Java mais recente fornece o Java mais recente não lançado. Atualmente Java 18.

O Mono foi atualizado para 6.12.

A pilha MinGW foi atualizada.

Virtualização

O QEmu foi atualizado para 7.2.

O libvirt foi atualizado para 9.1.0, o virt-manager para 4.1.0, o libguestfs para 1.49. Alguns dos subpacotes do libguestfs agora são construídos a partir do guestfs-tools 1.49.

O Xen está na versão 4.17.0.

VirtualBox

O VirtualBox está na versão 7.0.10.

Linguagens de programação

O Python 3 foi atualizado para 3.10.11.

O Python 2 está sendo aposentado (a maioria dos módulos python2 já foram removidos).

O Perl foi atualizado para 5.36.

O Ruby foi atualizado para 3.1.4.

O Rust está na versão 1.70.0. Ele será atualizado durante o suporte do Mageia 9 para acompanhar novos desenvolvimentos.

O PHP foi atualizado para 8.2, o que proporciona uma melhoria adicional no desempenho.

As bibliotecas Qt estão disponíveis tanto em 5.15.17 quanto em 6.4.1, com Python bindings através de PyQt5, PyQt6, PySide2 e PySide6.

Aplicações de servidor

Nextcloud

Veja Nextcloud-pt-BR

Veyon

Este aplicativo que permite monitorar e controlar um grupo de computadores substitui o italc. Ele está disponível na versão 4.7.4.

Atualizando do Mageia 8

A atualização do Mageia 8 é suportada e foi ajustada nos últimos meses.

Veja também Como escolher o método de atualização correto do Mageia.

Nota:
Leia também o capítulo de errata do Mageia 9 "Problemas de atualização".

Preparações

  • Leia atentamente este documento (Notas de Lançamento-pt-BR) e a Errata para ver se há algo para o qual você precisa se preparar.
  • Faça backup de quaisquer dados importantes.
  • Usuários avançados podem ter feito alterações que precisam ser revertidas para uma atualização sem problemas:
    • Se repositórios de terceiros foram adicionados, certifique-se de fazer um backup/cópia de /etc/urpmi/urpmi.cfg. As informações nesse backup podem ser usadas se você precisar adicioná-los novamente mais tarde. NÃO restaure apenas as linhas do repositório de terceiros em urpmi.cfg. O conteúdo do arquivo e os arquivos correspondentes em /var/lib/urpmi serão criados quando o repositório for adicionado novamente.
    • Se algum nome de pacote tiver sido adicionado a /etc/urpmi/skip.list, remova-os.
    • Desative ou remova todos os repositórios de depuração e de terceiros mostrados por drakrpm-edit-media (MCC -> Gerenciamento de software -> Configurar fontes de mídia para instalação e atualização).
    • Um sistema de 64 bits deve ter todas as bibliotecas de desenvolvimento de 32 bits desinstaladas. Você pode identificá-los pela palavra "devel" no nome. Para saber se seu sistema abriga tais bibliotecas, você pode usar o comando:

      rpm -qa --queryformat "%{NVRA}\n" |grep i586 |grep devel

    • Remover pacotes agora não está em repositórios configurados, mostrado por urpmq --not-available. Eles podem ser reinstalados após a atualização, se necessário.
  • Execute uma atualização normal do sistema (mais importante, rpm e urpmi).
  • Alguns softwares podem precisar de cuidados especiais, como talvez não atualizar o Docker durante a atualização do sistema, veja Docker acima.
  • É bom liberar algum espaço, principalmente desinstalar kernels antigos, jogos pesados...
  • Certifique-se de ter um pacote task-* para seu ambiente de trabalho favorito instalado. Isso garante que nenhum pacote necessário para o ambiente de trabalho esteja faltando após a atualização. Exemplo: task-plasma. Se você não precisa do conjunto Plasma completo, ele é task-plasma-minimal. Outros ambientes de trabalho seguem o mesmo esquema, como task-gnome, task-xfce, etc., alguns também têm a variante "-minimal".

Não suportado:

  • Atualizar diretamente do Mageia 7. (ou versões anteriores)
  • Usar qualquer uma das imagens Live - devido ao sistema Live ser copiado "como está" para o sistema de destino.
  • Atualizar uma instalação Mageia que NÃO estava em UEFI, para um modo UEFI.

- Nesses casos, você deve fazer uma instalação nova. (Possivelmente mantendo o diretório /home.)

Atualização on-line

O applet de notificação de atualização do Mageia, Mageia Online, irá notificá-lo quando uma nova versão do Mageia estiver disponível e perguntar se deseja atualizar. Se concordar, a atualização será realizada de dentro da sua instalação do Mageia sem que nenhuma outra etapa seja necessária.

Se você desativou o applet ou ele não está sendo executado automaticamente por algum motivo, você pode atualizar manualmente usando a GUI (mgaonline) ou a CLI (urpmi/dnf). Cada método é descrito abaixo.

Para qualquer método de atualização on-line, primeiro:

  • Atualize completamente seu sistema e verifique se há espaço livre suficiente antes de iniciar a atualização. Pelo menos 2 GB, dependendo da sua configuração - veja Nota e método seguro em Online-Upgrade, usando urpmi (CLI) abaixo.
  • Reinicie para ter certeza de que as últimas atualizações de várias partes do sistema estão em uso e funcionam - especialmente certifique-se de usar o kernel mais recente (mínimo 5.15.120-2 de atualizações ou 6.0.8-3 de backport - para dkms funcionar, mga#31982 )
  • Certifique-se de que todos os bloqueadores de tela tenham sido desativados.
Nota:
Use uma conexão de internet com fio se possível, especialmente quando estiver usando drivers wlan não livres.

Atualização on-line, usando mgaonline (GUI)

  1. A ferramenta não funciona com o Wayland! Se você usa o Wayland, faça logout e faça login usando o Xorg.
  2. Certifique-se de que todos os bloqueadores de tela tenham sido desativados.
  3. Use o ícone do Mageia Online na bandeja do sistema para iniciar a atualização.


Se não oferecer a atualização:

  • Certifique-se de que seu sistema esteja totalmente atualizado aplicando todas as atualizações disponíveis.
  • Em Centro de Controle do Mageia - Gerenciamento de software - Configurar as frequências das atualizações, certifique-se de que a opção "Verificar por novos lançamentos padrões" esteja selecionada.
  • Procure na sua pasta /home por um diretório oculto, .MgaOnline. Se houver um arquivo mgaonline nesse diretório, exclua-o. Após uma reinicialização, o ícone de atualização azul deve aparecer quando o Mageia Online verificar as atualizações novamente. Se o Mageia 8 tiver atingido o EOL, ele ficará laranja e mostrará um aviso pop-up de que o Mageia 8 não é mais suportado. Como alternativa, você pode iniciar o processo de atualização inserindo o seguinte comando em um terminal. Ele notificará você sobre a disponibilidade da nova distribuição do Mageia 9, configurará as fontes de mídias do Mageia e iniciará a migração.
$ su -c 'mgaapplet-upgrade-helper --new_distro_version=9'

Atualização on-line, usando urpmi (CLI)

Este método é útil quando a partição raiz é criptografada, pois o sistema inicializado já está descriptografando a partição. O melhor método para executar uma atualização é usar o nível de execução 3 para que o servidor X e o ambiente gráfico não estejam em execução. Portanto, a atualização deve ser mais limpa usando o nível de execução 3 do que usando um aplicativo de terminal, pois menos programas estão em execução, o que poderia potencialmente atrapalhar a atualização.

O nível de execução 3 pode ser ativado anexando "3" à linha de comando do kernel editando-o na inicialização e para obter um prompt de login. Outra opção é usar o comando: systemctl isolate multi-user.target

Se tiver o dnf instalado, terá que parar o timer dnf makecache, porque ele causa um travamento do urpmi quando executado durante a atualização (veja mga#25072). Os comandos estão incluídos abaixo.

É recomendado executar "script upgrade_log.txt" antes de iniciar os próximos comandos para capturar as mensagens de atualização, apenas no caso de ocorrer uma falha. As mensagens serão escritas no arquivo upgrade_log.txt. Use "exit" para sair do "script".

Aqui estão as etapas gerais de atualização:

  • Torne-se root em um terminal. Todos os comandos a seguir devem ser executados como root:
$ su -
  • Certifique-se de que seu sistema atual esteja totalmente atualizado:
urpmi --auto-update --auto --force
  • Desative o dnf makecache (esta etapa pode ser ignorada quando o dnf não estiver instalado):
systemctl stop dnf-makecache.service
systemctl stop dnf-makecache.timer && systemctl daemon-reload
  • Remova todas as fontes de mídias existentes em seu sistema:
urpmi.removemedia -a
  • Adicione as fontes online do Mageia 9, seja:
    • Usando o método MIRRORLIST (que selecionará um espelho automaticamente com base na sua localização geográfica). O urpmi sabe o que substituir por $ARCH.
    urpmi.addmedia --distrib --mirrorlist 'http://mirrors.mageia.org/api/mageia.9.$ARCH.list'
    Template:Cmd-pt-bR
  • Finalmente comece a atualizar. É recomendado executar este comando duas vezes porque na primeira execução alguns pacotes podem ser baixados, mas não instalados:
urpmi --auto-update --auto --force
Nota:
Geralmente é uma boa ideia, quando tem espaço livre em disco mais do que suficiente, testar a atualização antes de executá-la.
Com este comando: urpmi --auto-update --auto --force --download-all --test todos os pacotes são baixados e a 'atualização' é apenas uma simulação. Isso precisa de muito espaço livre antes de iniciar o teste - como mais de 2 GB de espaço livre na partição /var (/ se você não tiver /var). (Se tiver vários ambientes de trabalho grandes e muitos programas, pode precisar de mais - se for apenas um ambiente de trabalho leve, menos.) Se você espaço em outra partição, poderá especificar o destino dos arquivos baixados adicionando um caminho apontando para esta partição após a palavra-chave --download-all.
Se o resultado for bom, atualize de verdade com o comando urpmi --auto-update --auto --force --download-all (o mesmo, mas sem --test). Adicione também o caminho dos arquivos baixados, se especificado anteriormente.
Se o resultado não for bom, restaure os repositórios do Mageia 8 com urpmi.removemedia -a e urpmi.addmedia --distrib --mirrorlist 'http://mirrors.mageia.org/api/mageia.8.$ARCH.list' como acima, e limpe o cache emitindo urpmi --clean.

Atualização on-line, usando DNF (CLI)

Se estiver usando (ou agora mudar para usar) DNF para gerenciamento de software (configurado apropriadamente por nossa página wiki sobre o uso de DNF), você pode atualizar o Mageia em apenas algumas etapas.

  • Torne-se root em um terminal. Todos os comandos a seguir devem ser executados como root:
$ su -
  • Certifique-se de que seu sistema atual esteja totalmente atualizado:
dnf upgrade --refresh
  • Instale o plugin system-upgrade:
dnf install 'dnf-command(system-upgrade)'
  • Inicie o download dos pacotes do Mageia 9 e verifique possíveis conflitos:
dnf system-upgrade --releasever 9 download --allowerasing
Este comando pede confirmação e informa o espaço em disco necessário antes de iniciar o download. Se você não tiver o que diz mais algumas centenas de MB de espaço livre na partição /var (se /var não for separado, mas parte da partição /, adicione outras centenas de MB), então crie espaço suficiente ou adicione a opção --downloaddir path_to_directory_with_free_space a este e aos próximos comandos de atualização do sistema. Além disso, se tiver uma partição /boot separada, certifique-se de que ela tenha espaço para adicionar dois kernels. Certifique-se também de que / tenha espaço adicional para os novos programas maiores. Quando souber que todos os tipos de espaço são suficientes, diga sim para deixá-lo baixar. Ele também executará um teste de transação.
  • Se o download e o teste de transação forem bem-sucedidos, salve seu trabalho e feche os aplicativos!
O próximo comando reinicializará seu sistema imediatamente!
  • Finalmente inicie a atualização:
dnf system-upgrade reboot

Usando o instalador para atualizar

Você pode usar tanto a instalação mínima por rede quanto as grandes ISOs de DVD tradicionais (portanto, não Live) para fazer instalações limpas, mas também para executar uma atualização.

  • O DVD contém muitos pacotes. Desvantagem: sem wifi. (Devido à falta de espaço e ao nosso desejo de mantê-lo livre de drivers proprietários. As unidades também precisariam ser carregadas na inicialização para funcionar.)
  • A instalação por rede baixa tudo. A versão não livre contém muitos drivers, o wifi é suportado.

Isso significa que se a Ethernet com fio não estiver disponível, você deve usar a instalação por rede não livre para conectar usando wifi, porque a atualização precisa de conexão com repositórios. - Veja o aviso abaixo.

Se tiver Ethernet com fio, pode escolher instalação por rede ou a ISO de DVD tradicional. O DVD é maior no download inicial, mas menos precisa ser baixado durante a atualização.

Atualizar usando o ISO de DVD tradicional

  • Siga Preparações acima.
  • Anote quais repositórios estão ativados (e foram ativados e instalados a qualquer momento!)
  • Certifique-se de ter internet com fio no computador para atualizar! (Caso contrário, use o instalador por rede, para wifi.)
  • Baixe a ISO do Mageia na página de download e grave-a em um DVD ou em um pendrive. Para mais detalhes, dê uma olhada neste artigo sobre as mídias de instalação disponíveis.
  • Inicialize a partir da mídia criada e certifique-se de que ela inicializou no mesmo modo (legado/BIOS ou UEFI) em que o Mageia 8 foi instalado.
  • Selecione "Instalar o Mageia 9" no menu GRUB (o carregador de inicialização).
  • Selecione a opção atualizar.
  • Quando estiver no diálogo de seleção de mídias, adicione os repositórios conforme anotado acima. (Normalmente selecionando "Rede (http)", Próximo.)
Aviso!
Atualizações tentadas sem configurar os repositórios online não são suportadas.

É importante que os repositórios online sejam configurados durante a atualização, pois o DVD ISO inclui apenas um subconjunto do conjunto completo de pacotes nos repositórios online do Mageia e:

  • Você provavelmente instalou ao longo do tempo software que não está na ISO, apenas nos repositórios online.
  • Se usar pacotes importantes de 32 bits em uma instalação de 64 bits, como a ISO de 64 bits conterá apenas os pacotes de 64 bits, a atualização provavelmente falhará se você não adicionar repositórios online.
  • Com o aumento do tempo após o lançamento, é cada vez mais plausível que seu sistema tenha recebido atualizações para versões de software posteriores às disponíveis na ISO.

Na primeira reinicialização após a atualização, use o comando 'urpmi --auto-update' para certificar-se de que [1] todos os pacotes foram atualizados. Em caso de problemas, consulte se a atualização falhou.

Atualizar usando a ISO de instalação por rede

Siga as mesmas instruções acima para o instalador de DVD tradicional, é muito similar.

Veja também ISO de instalação por rede do Mageia.

Atualizar uma instalação criptografada

Usando instalação por rede ou DVD ISO.

Primeiramente, no sistema em execução para atualizar:

  • Remova kernels desnecessários e programas grandes dos quais você não precisa.
  • Execute uma atualização completa.
  • Anote quais mídias são usadas e foram usadas (algumas estão ativadas para tainted? Se for um sistema de 64 bits, alguma mídia de 32 bits está ativada?).
  • Anote quais partições são usadas e seus pontos de montagem.

Em seguida, prepare e inicialize o instalador tradicional conforme descrito acima e:

  • Selecione instalar, selecione idioma, aceite a licença, selecione país, selecione teclado, particionamento personalizado.
  • Clique em suas partições criptografadas, selecione Usar e insira sua chave.
  • Se for LVM, uma nova aba contendo as partições LV aparecerá.
  • Atribua os pontos de montagem para todas as partições necessárias, exceto swap (conforme suas anotações acima ou julgue pelo nome, tamanho e tipo das partições. Não se esqueça do /boot fora do LVM criptografado!).
  • IMPORTANTE: Após clicar em Próximo, certifique-se de desmarcar a formatação de todas as partições! Ou, se quiser um sistema novo, mas deseja manter os dados do usuário: formate /boot, / e qualquer /usr /tmp etc que possa ter, mas NÃO /home.
  • Você deve ativar todos os repositórios de mídia (usando suas notas como acima) correspondentes aos usados ​​em sua instalação anterior do Mageia - exceto backports.
  • Assim como em uma instalação não criptografada, é recomendado que os repositórios online sejam configurados, incluindo repositórios de atualização relevantes.

Problemas conhecidos

Ação do usuário necessária

Ações do usuário necessárias que não estão descritas em nenhum outro lugar nesta página nem na Errata.

Bugs

Veja a página Errata.

Relatório de bugs

Temos um rastreador de bugs. Antes de relatar qualquer bug, leia a Errata e também pesquise no rastreador de bugs para ver se o problema já foi relatado. - Se for, talvez você possa adicionar informações valiosas ou ajudar a testar uma atualização proposta. Para contribuir, você precisa de uma conta do Mageia, que pode ser criada em https://identity.mageia.org/. Se não sabe, veja como relatar um bug.

Você também é bem-vindo ao nosso Fórum. Para a fase de desenvolvimento, visite a seção "Testes: Alpha, Beta, RC e Cauldron".

Pacotes removidos da distribuição

Sem remoção na atualização

Os seguintes pacotes foram removidos da distribuição. Eles não serão afetados pelo processo de atualização - eles devem continuar a funcionar em sistemas que os tinham antes da atualização, mas não receberão nenhum suporte. Além disso, eles não receberão nenhuma atualização, o que significa que provavelmente ficarão desatualizados das versões upstream primeiro e potencialmente expostos a problemas de segurança em segundo lugar - se já não estiverem. Você provavelmente deve mudar para uma versão upstream ou uma alternativa melhor mantida, mas essa é sua decisão.

A categoria contém os seguintes pacotes, em ordem alfabética:

  • nrpe mga#26957 - Upstream obsoleto.
  • QtWebkit mga#29326 - Sem manutenção, risco de segurança.
    Então também removemos aplicativos que dependem do QtWebkit: cutemarked, quiterss, scudcloud, smtube, tomahawk-player, trojita.


Substituído na atualização

  • ntp foi substituído por ntpsec, mga#28922, por segurança. Uma alternativa é usar chrony.

Com remoção na atualização

Os seguintes pacotes foram removidos da distribuição e marcados como obsoletos no pacote task-obsolete: eles serão removidos pelo processo de atualização.

Esta categoria contém os seguintes pacotes, em ordem alfabética:

  • pgadmin4: Recomendamos usar o pacote upstream.