From Mageia wiki
Jump to: navigation, search


Drakconf multiflag.png
Other languages
Deutsch ; English ; Español; Français ; Nederlands ; Português(Brasil) ;
Synopsis:
Flatpak é uma forma de acessar muitas mais aplicações do que aquelas empacotadas pelo Mageia - embora já tenhamos várias. Para ainda mais opções, veja Formas de instalar programas.


O que é o Flatpak

Flatpak é uma ferramenta para implantação de software e gerenciamento de pacotes para Linux. É promovido como oferecendo um ambiente de sandbox no qual os usuários podem executar software em isolamento configurável em relação ao restante do sistema. O Flatpak foi desenvolvido como parte do projeto freedesktop.org (anteriormente conhecido como X Desktop Group ou XDG) e inicialmente foi chamado xdg-app.

Usando Flatpak, você pode instalar uma ampla gama de aplicações diretamente dos desenvolvedores, de forma independente do sistema de pacotes rpm.

O sistema Flatpak mantém dependências internas para as aplicações, instalando automaticamente o que for necessário.

Os programas são executados em sandbox, exceto pelos direitos solicitados na instalação.

No Mageia, suportamos essa tecnologia ao empacotar flatpak e suas dependências.


Disponibilidade de 32 bits

Embora tenhamos o sistema empacotado, é muito difícil encontrar aplicativos Flatpak de 32 bits.

Tanto i386 quanto armv7 foram descontinuados no Flathub.

Se você tiver os arquivos do aplicativo, pode instalá-los manualmente. Consulte a documentação do Flatpak.


Instalar o sistema Flatpak

O Flatpak é instalado por padrão na maioria das opções de instalação comuns do Mageia

Se não estiver instalado, você pode instalá-lo usando o Centro de Controle do Mageia (CCM), ou em um terminal com sudo

  • e urpmi
$ /usr/bin/sudo urpmi flatpak
[sudo] senha para o usuário:
  • ou DNF:
$ /usr/bin/sudo dnf install flatpak
[sudo] senha para o usuário:


No entanto, se você não tiver o sudo configurado e não quiser usar o CCM, você primeiro precisa se tornar root:

$ su -
senha (para root):

e então digite urpmi flatpak ou dnf install flatpak e pressione a tecla "enter".

Sistema inteiro ou apenas para o usuário

Você pode configurar repositórios Flatpak e instalar aplicações para o sistema inteiro (para todos os usuários) ou apenas para o usuário. Por padrão, o Flatpak instala repositórios e aplicações para o sistema inteiro. Para instalar para o usuário atual, adicione "--user" como flag aos comandos remote-add e install do Flatpak, etc.

Um aspecto de escolher entre essas opções é onde há espaço suficiente, caso a aplicação seja grande. Instalações para o usuário são armazenadas em ~/.local/share/flatpak/, enquanto as aplicações e conteúdo base do sistema são armazenados em /var/lib/flatpak/.

Se você tiver repositórios configurados para ambos, sistema e usuário, o Flatpak perguntará para cada aplicação se você deseja instalá-la para o sistema inteiro ou apenas para o seu usuário.

Adicionar repositórios Flatpak

Você deve adicionar um repositório Flatpak - um repositório de aplicativos Flatpak. Os dois abaixo são os mais comuns e contêm muitas aplicações.

Adicionar um repositório como nos exemplos fará com que ele seja global e solicitará privilégios de root, caso você não seja root.

Se preferir instalar por usuário, lembre-se de adicionar "--user" aos comandos remote-add e install conforme descrito acima.

  • repositório Flatpak do Flathub (flathub.org) que contém softwares livres e não livres:
$ flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
  • repositório Flatpak do Fedora (fedora.org) que contém apenas softwares livres/open-source:
$ flatpak remote-add --if-not-exists fedora oci+https://registry.fedoraproject.org

Exemplos para alguns programas específicos


Ajuda embutida

Alguma ajuda está embutida. Tente:

$ flatpak --help
e por exemplo:
$ flatpak install --help


Instalando aplicações Flatpak

Simplesmente em um terminal, deixe o Flatpak encontrar e instalar a aplicação. Você não precisa digitar o nome completo. A aplicação precisa estar em um repositório configurado, caso contrário, ele responderá que não a encontrou. Se você instalar para o usuário, é necessário ter um repositório instalado para o usuário. (como, e sistema/usuário explicamos acima)

Exemplo:

§ flatpak install warpin Procurando por correspondências? Encontrado ref(s) similar(es) para ?warpinator? no repositório ?flathub? (usuário). Usar este repositório? [Y/n]: y Encontrado ref ?app/org.x.Warpinator/x86_64/stable? no repositório ?flathub? (usuário). Usar este ref? [Y/n]: y Permissões do org.x.Warpinator: ipc network fallback-x11 wayland x11 dri file access [1] dbus access [2] bus ownership [3] [1] /media, home [2] org.freedesktop.FileManager1, org.x.StatusIconMonitor.* [3] org.x.StatusIcon.warpinator ID Branch Op Remote Download 1. org.x.Warpinator.Locale stable i flathub < 282.3?kB (partial) 2. org.x.Warpinator stable i flathub < 5.5?MB [1] /media, home [2] org.freedesktop.FileManager1, org.x.StatusIconMonitor.* [3] org.x.StatusIcon.warpinator Proseguir com essas mudanças para a instalação do usuário? [Y/n]:

Note que ele exibe as permissões que a aplicação receberá.

Acima, ele instalará as aplicações como dois pacotes. Algumas aplicações dependem de vários pacotes adicionais, que também serão listados, caso não estejam instalados. Aceite, e ele instalará.

Ferramentas gráficas para instalação

A partir do Mageia 8, recomendamos usar plasma-discover (Discover) no Plasma/LXQt ou gnome-software (GNOME Software) em um ambiente de desktop GTK.

Inicie a ferramenta escolhida e digite, por exemplo, Spotify ou Digikam no campo de pesquisa. Note que ela pedirá sua senha para instalar uma aplicação, isso é protegido pelo Controle Parental (malcontent).

Note que no Plasma Discover, o repositório flathub pode ser configurado no menu Configurações -> Adicionar flathub.


Executando aplicações Flatpak

Elas podem ser encontradas no menu de aplicativos do seu desktop como ícone ou usando um campo de pesquisa lá.

Se não, você pode copiar o arquivo .desktop fornecido para sua área de trabalho ou menu de aplicativos: para aplicativos instalados por usuário, você os encontra em ~/.local/share/flatpak/exports/share/applications/ e para aplicativos instalados no sistema, veja /var/lib/flatpak/exports/share/applications/.

Alternativamente, você pode usar o método usual do seu ambiente de desktop para criar um ícone de lançamento ou item de menu, e inserir a linha de comando para executar conforme abaixo. Para o ícone, alguns diálogos de ambientes de desktop o encontram, ou seja, na ferramenta do Plasma você clica no ícone para abrir o diálogo de escolha do ícone, "Ícones do sistema" e "Aplicações" são selecionados por padrão, e ao digitar no campo de pesquisa o ícone é encontrado. Caso contrário, para programas instalados por usuário, vá para ~/.local/share/flatpak/exports/share/icons/ etc e para instalação do sistema /var/lib/flatpak/exports/share/icons/ etc.

Para descobrir a linha de comando para execução, use o comando Flatpak list para ver o ID da aplicação instalada:

$ flatpak list

O comando para executar é "flatpak run" seguido do ID do aplicativo. Exemplo para Spotify: flatpak run com.spotify.Client


Permissões

Seus arquivos do sistema, de usuário e dispositivos são protegidos pelo fato de as aplicações Flatpak estarem rodando em um sandbox.

As aplicações recebem permissões para acessar apenas o que elas realmente precisam.

Por exemplo, as permissões padrão podem não permitir o acesso aos seus arquivos, na pasta /home. Isso é uma coisa boa do ponto de vista de segurança, mas às vezes você precisa que as aplicações acessem seus arquivos. Para detalhes, veja direitos de sistema de arquivos. Alguns detalhes aqui.

Felizmente, existe uma ferramenta gráfica para gerenciar permissões com facilidade: instale Flatseal, que é um Flatpak em si, disponível no repositório flathub comum.

A partir do Mageia 9, os usuários do Plasma também podem instalar flatpak-kcm em vez disso, que é o módulo de configurações do KDE Plasma para gerenciamento de permissões Flatpak. Você o encontra na seção Systemsettings em "Personalização": Aplicações > item Configurações de Permissão do Flatpak.

Atualização

O sistema host do Flatpak é atualizado como qualquer outro pacote do Mageia.

Para atualizar as aplicações Flatpak e as dependências internas:

$ flatpak update

- ou use uma das Ferramentas gráficas

Se você deseja atualizar apenas um pacote específico, pode fazer isso, por exemplo,

$ flatpak update us.zoom.Zoom

Nas ferramentas gráficas, você pode selecionar pacotes clicando com o mouse.

Limpeza

Para remover partes não usadas:

$ flatpak uninstall --unused

Isso removerá, por exemplo, versões mais antigas ou não mais usadas de drivers Nvidia, Plataforma Freedesktop, Plataforma de Aplicações GNOME.


Prós e contras

Uma das melhores coisas sobre usar o Flatpak é que ele oferece a possibilidade de executar a versão mais recente de programas gráficos populares, como Firefox, Evolution,... e eles usam uma estrutura compartilhada que está sendo atualizada upstream. Isso também é uma maneira de ter uma versão de um programa instalada por um pacote do Mageia e outra versão como Flatpak.

Uma desvantagem de usar o Flatpak é que, na primeira vez que você instala um deles, ele fará o download de muitas dependências e usará bastante espaço. Exemplo: depois de instalar apenas o KiCAD (que é bastante grande) como Flatpak para o sistema inteiro, /var/lib/flatpak/ tinha 4GB.

Warning!
Plasma Discover e GNOME-Software preferem Flatpak a RPMs do Mageia! mga#28354.


Leitura adicional

Wikipedia|| flatpak.org || Documentação || Começando (Fedora) || Referência de comando