Outros idiomas Deutsch ; English ; português brasileiro ; |
Remova este modelo {{Draft-pt-BR}}, quando tiver certeza de que a página está completa e correta.
|
Sinopse: O MATE é um fork do GNOME 2. Ele oferece um ambiente de desktop intuitivo e atraente usando metáforas tradicionais para Linux e outros sistemas operacionais do tipo Unix. O MATE está em desenvolvimento ativo para adicionar suporte a novas tecnologias enquanto preserva uma experiência de desktop tradicional. |
Contents
MATE Desktop e Mageia
Desde o lançamento do Mageia 4, o MATE Desktop é oficialmente fornecido e suportado pelo Mageia.
Veja também Primeiros passos com o MATE. (talvez possamos integrar esta página àquela)
Instalando o MATE Desktop
ISO do instalador clássico
Você pode instalar o MATE Desktop usando a ISO do instalador clássico ao configurar o Mageia. Na tela "Seleção de Desktop" do instalador, selecione a opção "Personalizar" Uma tela de "Seleção de grupo de pacotes" Aparece. Selecione "MATE Desktop" e pronto.
O Instalador Clássico utiliza uma instalação mínima do Ambiente de Desktop MATE. Assim, você pode não obter a experiência completa do MATE após a instalação. Por exemplo, o aplicativo mate-screenshot, fornecido pelo pacote mate-utils, não será instalado. Você pode obter todos os aplicativos e utilitários do MATE instalando o pacote task-mate após a instalação.
Para instalar o task-mate , execute ![]() task-mate . Selecione-o e clique em Aplicar .Consulte Instalar e remover software-pt-BR para ajuda. Você também pode instalar a partir do console como administrador com o seguinte comando :urpmi task-mate |
Instalando dos repositórios
Você pode instalar o MATE Desktop em um sistema Mageia 4 já instalado. Instale os pacotes task-mate (para a experiência completa do MATE) ou task-mate-minimal (para uma configuração reduzida do MATE). Veja Ambientes de desktop na wiki para instruções de instalação.
Aplicativos e utilitários do MATE Desktop
Caja (Gerenciador de arquivos do Mate)
O Caja é o gerenciador de arquivos oficial do ambiente de desktop MATE. Ele permite navegar por diretórios, visualizar arquivos e abrir aplicativos associados a eles. Também é responsável por gerenciar os ícones na área de trabalho do MATE. Ele funciona com sistemas de arquivos locais e remotos. O Caja é um fork do Nautilus.
Atril (Visualizador de documentos do Mate)
AO Atril é um visualizador simples para documentos de várias páginas. Ele pode exibir e imprimir arquivos nos formatos PostScript (PS), Encapsulated PostScript (EPS), DJVU, DVI, XPS e PDF. Quando suportado pelo documento, ele também permite busca por texto, copiar texto para a área de transferência, navegação por hipertexto e marcadores de índice. O Atril é um fork do Evince.
Engrampa (Gerenciador de arquivos compactados do Mate)
O Engrampa é um gerenciador de arquivos compactados para o ambiente MATE. Ele permite criar e modificar arquivos compactados, visualizar seu conteúdo, abrir arquivos contidos em um arquivo compactado e extrair arquivos. O Engrampa é um fork do File Roller.
Pluma (Editor de texto Mate)
O Pluma é um editor de texto que suporta a maioria dos recursos padrão de editores. Ele também estende essa funcionalidade básica com recursos adicionais geralmente não encontrados em editores simples. É uma aplicação gráfica que suporta a edição de vários arquivos de texto em uma única janela (com abas ou MDI). O Pluma suporta totalmente texto internacional por meio do uso de codificação Unicode UTF-8. Suas principais funcionalidades incluem destaque de sintaxe, autoindentações e suporte para impressão (com visualização). O Pluma é um fork do Gedit.
EOM (Visualizador de imagens do Mate)
O EOM (Eye of MATE) é um visualizador de imagens simples para o ambiente MATE, que utiliza a biblioteca gdk-pixbuf. Ele pode lidar com imagens grandes, com capacidade de zoom e rolagem sem aumento no uso de memória. Seus objetivos são simplicidade e conformidade com padrões. O Eye of MATE é um fork do Eye of GNOME.
Terminal do MATE
O Terminal do MATE é um aplicativo de emulação de terminal que permite acessar um shell UNIX no ambiente MATE. Com ele, você pode executar qualquer aplicativo projetado para rodar nos terminais VT102, VT220 e xterm. O MATE Terminal também suporta múltiplos terminais em uma única janela (abas) e permite a gestão de diferentes configurações (perfis). O MATE Terminal é um fork do GNOME Terminal.
Central de Controle do MATE
A Central de Controle do MATE é o utilitário principal para configuração de vários componentes do MATE. Com ela, você pode definir o layout do teclado, modificar a aparência, configurar aplicativos de inicialização, entre outros. A Central de Controle do MATE é um fork da Central de Controle do GNOME.