From Mageia wiki
Jump to: navigation, search


Drakconf multiflag.png
Outros idiomas
Deutsch ; English ; Nederlands ; français ; Español ; português brasileiro ;
Sinopse:

Onde estão as ferramentas de configuração?

Após a primeira reinicialização depois da instalação, sua área de trabalho se parecerá com a captura de tela abaixo. Para exibir o menu, clique no ícone do Mageia Mageia-logo-1.png no canto superior esquerdo (marcador 6). As marcações verdes são para as ferramentas do Mageia e as vermelhas são para ferramentas do MATE.

ScreenshotMate.png
O cairo-dock opcional (aqui na parte inferior)
1: Mageia mgaapplet, visível apenas quando há software para baixar. A cor vermelha indica que há atualizações disponíveis para sua versão do Mageia. Por questões de segurança, recomendamos aceitá-las clicando no ícone vermelho e fornecendo a senha de usuário. A cor azul indica que uma nova versão do Mageia está disponível, sugerindo uma instalação pela rede. Isso pode ser ignorado enquanto sua versão for suportada, permitindo a atualização de outras maneiras.
2: Applet de rede do Mageia, visível quando conectado a uma rede. Ele fornece informações sobre a rede ao passar o mouse por cima. Um clique esquerdo acessa a ferramenta Centro de rede. Um clique direito exibe um menu para gerenciar a rede.
3: O Centro de Controle do Mageia (CCM), que reúne todas as ferramentas do Mageia. Os applets dos marcadores 1 e 2 utilizam o CCM. Veja mais informações sobre o CCM. CCM é o mesmo para todos os ambientes de desktop. A primeira coisa a fazer após uma instalação é abrir o CCM e configurar as fontes de mídia veja aqui
4: A ferramenta Install & Remove Software também faz parte do CCM. Veja mais informações sobre o Gerenciamento de software,ou aqui.
5: O CCM é tão importante que também pode ser acessado pela barra de tarefas
6: Acesso ao menu.
7: Clicando em Sistema -> Administração, um submenu é exibido (marcador 7), contendo ferramentas do MATE para configurar seu ambiente de desktop.
8: Clicando em Sistema -> Preferências, outro submenu de ferramentas é exibido.
9: O Centro de Controle reúne todas as ferramentas do MATE para configurar a aparência e o comportamento da área de trabalho e das janelas. Este Centro de Controle do MATE não tem relação com o CCM.

Um dock leve e visualmente atrativo pode ser adicionado por meio do pacote cairo-dock, disponível nos repositórios do Mageia.

Você notará que não há um ícone de volume no painel, embora o som funcione. Isso ocorre porque os pacotes mate-media não são instalados por padrão. Instale mate-media-pulse (backend PulseAudio) ou mate-media-gstreamer (backend Gstreamer) para obter um ícone de volume funcional.

Algumas utilitários do MATE, como mate-screenshot, são fornecidos pelo pacote mate-utils. Instale-o para acessar essas utilidades

Para que servem as ferramentas de configuração?

Aqui estão as ferramentas disponíveis para configurar os principais recursos e/ou dispositivos:

Nota:
Quando várias ferramentas estão disponíveis para a mesma ação, todas escrevem no mesmo arquivo de configuração, evitando conflitos. Use a ferramenta de sua preferência

.

Setting MATE Mageia
Aparência das janelas Sistema -> Preferências -> Aparência
Sistema -> Centro de Controle
--
Apârencia do espaço de trabalho
(a área fora das janelas)
Sistema -> Preferências -> Menu principal
Sistema -> Preferências -> Notificações Pop-Up
Sistema -> Centro de Controle
Clique direito no topo do painel
Clique direito na área de trabalho
Instale o Cairo dock
--
Comportamento das janelas Sistema -> Preferências -> Janelas
Sistema -> Centro de Controle
--
Comportamento do espaço de trabalho Sistema -> Centro de Controle
Cliquei direito na área de trabalho
Instale o Cairo dock
--
Fundo da área de trabalho Sistema -> Preferências -> ChBg
Sistema -> Centro de Controle
Cliquei direito na área de trabalho
--
Protetor de tela Sistema -> Preferências -> Protetor de tela
Sistema -> Centro de Controle
--
Configurações de exibição Sistema -> Preferências -> Monitores
Sistema -> Administração -> Monitores
Sistema -> Centro de Controle
CCM / Hardware / Configurar o servidor gráfico
Acessibilidade Sistema -> Preferências -> Tecnologias Assistivas
Sistema -> Centro de Controle
--
Localização Sistema -> Preferências -> Configurações Regionais
Sistema -> Centro de Controle
CCM / Sistema / Gerenciar localização para seu sistema
Aplicativos preferidos Sistema -> Preferências -> Aplicativos preferidos --
Gerenciamento de software -- CCM / Gerenciamento de software
Aplicativos -> Ferramentas do sistema -> Instalar e remover software
Sistema -> Administração -> Instalar e remover software
Gerenciamento de energia
(Para Laptops)
Sistema -> Preferências -> Gerenciamento de energia
Sistema -> Administração -> Gerenciamento de energia
Sistema -> Centro de Controle
--
Teclado e mouse Sistema -> Preferências -> Teclado
Sistema -> Preferências -> Disposição do teclado
Sistema -> Preferências -> Atalhos do teclado
Sistema -> Administração -> Teclado
Sistema -> Preferências -> Mouse
Sistema -> Administração -> Mouse
Sistema -> Centro de Controle
CCM / Hardware / Configurar teclado e mouse
Impressora Sistema -> Administração -> Configurações de impressão CCM / Hardware / Configurar impressão e digitalização
Unidades e mídias
(armazenamento, multimídias, câmeras, dispositivos de entrada...)
-- CCM / Hardware
Rede, Compartilhamento, Internet, Gerenciamento de disco, Segurança, Inicialização ... Sistema -> Administração -> Analisador de uso do disco CCM