From Mageia wiki
Revision as of 09:08, 28 April 2019 by Cmoifp (talk | contribs)
Jump to: navigation, search

Template:Faixa multilíngue-pt


this page is a draft.
It requires improvements. If you want to improve it, simply log in and click on the Edit tab.

Please remove this {{Draft}}template, when you're sure the page is complete and correct.


View the other draft pages, or other pages to improve and maintain.

Instalar Mídias na Mageia (passo a passo)

  • Porque é importante instalar e habilitar as mídias?
  1. As mídias disponibilizam acesso ao repositório de programas/softwares/aplicativos para serem instalados na distribuição Mageia.
  2. Somente após a instalação e habilitação das mídias adequadas é que será possível instalar as atualizações automáticas de segurançao e de correção de bugs, e haverá a opção de instalar os milhares de softwares/aplicativos na Mageia.


Outras dicas para iniciantes, ver: Novatos começam aqui


Imagem 1: Guia rápido para instalar mídias (clique na imagem para ampliar)
Mga1-guia-rapido-instalar-midias-Mageia-1.png
  • Observação: durante a instalação da Mageia, se a conexão com a internet estiver disponível, poderá ocorrer a instalação automática das mídias/repositório padrão, sendo necessário depois habilitar manualmente as mídias opcionais

Instalar midias pelo modo gráfico

  • Veja como instalar as mídias na Mageia pelo modo-gráfico, através do Centro de Controle MAGEIA-CCM.
  • Três formas de acessar o Centro de Controle Mageia-CCM, para adicionar mídias:
  1. clicar no ícone do “Menu do Lançador de Aplicativos”, no canto inferior esquerdo da tela do computados, acessando “Ferramentas”, “Ferramentas de sistema” e “Mageia Control Center”;
  2. clicar o ícone “configure o seu computador” no painel na parte inferior da tela;
  3. clicar, no ícone “Mageia Control Center" na área de trabalho do seu Mageia.


  • Acessando o CCM - Centro de Controle Mageia
  • Ao clicar no icone indicado anteriormente, abrirá uma janela de consulta, solicitando a senha de root (administrador) para acessar o CCM (Imagem 2):


Imagem 2: senha de root (administrador)
Mga1-ccm-01.jpg


  • Após digitar a senha corretamente, abrirá a janela do CCM-Centro de Controle Mageia, na aba “Gerenciar Programas” (Imagem 3), onde se poderá optar por acessar “Configura Mídias para Atualização e Instalação de Novos Programas”:


Imagem 3: Acessando o gerenciador de mídias no Centro de Controle Mageia
Mga1-ccm-02.jpg

Adicionando Mídias/Repositórios Oficiais

  • Na janela de “Configuração de Mídias”, para configurar a mídia disponível por padrão, basta clicar em “Adicionar” para abrir uma janela de diálogo para a “Escolha do Tipo de Mídia” sugerindo escolher uma das mídias e recomenda-se escolher “Conjunto Completo de Mídias” (Imagem 4):


Imagem 4: Confirando as mídias
Mga1-ccm-03-adiciona-midia.jpg
  • Observação: Caso se queira escolher buscar um repositório específico, ir na janela de “Configuração de Mídias”, em “Arquivo” e em “Adicionar um espelho específico de mídia”.


  • Ao selecionar o tipo de mídia, será escolhido automaticamente um site com repositórios oficiais, e abrirá uma janela de confirmação (Imagem 5):


Imagem 5: janela de confirmação
Mga1-ccm-04-adiciona-midia.jpg


  • Ao confirmar clicando em “sim”, abrirá uma janela solicitando aguardar enquanto as mídias são baixadas da internet.
  • Durante o prosseguimento da instalação das mídias, abrirá uma janela para indicar o progresso cada download.


Mídia padrão habilitada automaticamente e mídia opcional - Mageia (32 bit)

  1. Após concluídos os downloads, a janela “Configuração de Mídias” se abrirá já com as mídias oficiais habilitadas por padrão: 1 e 3 (Core Release-1 e Core Updates-3). Veja mais aqui sobre CPU de 32 ou 64 bit.
  2. As setas verde indicam onde habilitar as mídias opcionais 11 e 13 (Nonfree Release-11 e Nonfree Updates-13) e as mídias 21 e 23 (Tainted Release-21 e Tainded Updates-23). São mídias que podem ser habilitadas pelo usuário como opção, por conterem software não livres (saiba mais sobre o tipos de mídias da Mageia).


Imagem 6: Mídias Habilitadas por padrão na Mageia (32bit): 1 e 3. Mídias opcionais: 11, 13, 21 e 23
Mcc-midias-32bit.png

Mídia padrão habilitada automaticamente e mídia opcional - Mageia (64 bit)

  1. Após concluídos os downloads, a janela “Configuração de Mídias” se abrirá já com as mídias oficiais habilitadas por padrão: 1 e 3 (Core Release-1 e Core Updates-3, para 64 bit) e midias 31 e 33 (Core Release-31 e Core Updates-33, para 32 bit). Veja mais aqui sobre CPU de 32 ou 64 bit.
  2. As setas verde indicam onde habilitar as mídias opcionais 11 e 13 (Nonfree Release-11 e Nonfree Updates-13) e as mídias 21 e 23 (Tainted Release-21 e Tainded Updates-23). São mídias que podem ser habilitadas pelo usuário como opção, por conterem software não livres. (saiba mais sobre o tipos de mídias da Mageia).


Imagem 7: Mídias Habilitadas por padrão na Mageia (64bit): 1, 3 31 e 33. Midias opcionais: 11, 13, 21 e 23
Mcc-midias-64bit.png

Saiba mais

Tipos de Mídias Mageia

  • Os pacotes na Mageia existem em três diferentes repositórios/médias, dependendo da licença que cada programa usa (ver nota explicativa no site Oficial da Mageia). Ver abaixo uma visão geral dos repositórios:
  1. Core:
    1. O repositório 'Core' inclui pacotes com programas de código livre (open-source), i.e. pacotes licenciados sob uma licença de código livre, o conjunto da média fonte 'Core' é adicionado por predefinição e o “Core Release” e o “Core Updates” são activados por predefinição
  2. Nonfree:
    1. O repositório 'Nonfree' inclui pacotes que estão livres de encargos, i.e. A Mageia pode redistribuí-los, mas contêm programas de código-fonte fechado (como tal o nome 'Nonfree'); Por exemplo este repositório inclui os controladores proprietários das placas gráficas nVidia e ATI, o 'firmware' para várias placas Sem-Fios… etc. O conjunto da média 'Nonfree' é adicionado por predefinição e as “Nonfree Release” e “Nonfree Updates” são activadas por predefinição
  3. Tainted:
    1. O repositório 'Tainted' inclui pacotes sob várias licenças, livres e não-livres, mas o principal critério para os pacotes neste repositório é de que podem infringir patentes e leis de direitos de autor em certos países (e.g. os codificadores multimédia para reproduzir vários ficheiros áudio/vídeo, os pacotes necessários para reproduzir vídeo nos DVDs comerciais… etc); como tal o conjunto das médias'Tainted' é adicionado por predefinição mas não activadas por predefinição, i.e. é totalmente opcional; verifique as suas leis locais antes de usar os pacotes deste repositório. Este repositório é apenas adicionado pela conveniência dos utilizadores. Este repositório representa para a Mageia o mesmo que o PLF representa para os utilizadores Mandriva ou o 'RPM Fusion' é para os utilizadores Fedora.

Usuário COMUM, usuário AVANÇADO e usuário DESENVOLVEDOR

  • Veja qual mídia habilitar de acordo com o perfil do usuário: usuário COMUM, usuário AVANÇADO e usuário DESENVOLVEDOR:


Imagem 8: Mídias para o usuário comum, avançado ou desenvolvedor (clique na imagem para ampliar)
Diagrama-repositorios-Mageia-2011.png



Imagem 9: Mídias para o usuário comum, avançado ou desenvolvedor (clique na imagem para ampliar)
Mga1-ccm-repositorio-1a.jpg
  • Observação: São, ao todo, 30 mídias: 10 Core, 10 Non free e 10 Tainted. São 15 mídias normais e 15 mídias “debug”, com ferramentas para desenvolvedores, ou seja, para cada mídia normal há uma mídia “debug”.

Política de Repositório (mídia) de Programas Mageia

  1. O diagrama acima (Imagem 8) é um resumo do sistema midias da Mageia, com base em informações disponíveis no Wiki Mageia.
  2. As midias devem ser habilitadas conforme o perfil do usuário. Ao usuário comum, é recomendável habilitar apenas as mídias já habilitadas por padrão quando da instalação do repositório (midias oficiais 1, 3, 11, 13 e mais as mídias 21 e 23-tainted).
  3. O que é repositórios (mídias) DEBUG? São programas necessários apenas para desenvolvedores de software. O usuário comum nunca precisará habilitá-lo para o usar o Mageia. São usados só para encontrar e corrigir os erros que eventualmente aparecem no software.
  4. “Para cada seção, há uma seção de depuração correspondente. Estas secções contêm todos os repositórios dos seus repositórios homólogos. Eles contêm os pacotes com os arquivos necessários para permitir o pleno rastreamento de pilha a ser gerado para fins de depuração” (texto do wiki Mandriva oficial: ”política de depuração”).
  5. Ver também na Wikipédia o significado do termo DEBUG - DEPURAÇÃO: “Depuração (em inglês: debugging, debug) é o processo de encontrar e reduzir defeitos num aplicativo de software ou mesmo em hardware. Erros de software incluem aqueles que previnem o programa de ser executado e aqueles que produzem um resultado inesperado”.

O que é um repositório (mídia) de programas?

  1. O que é repositório (midias) oficial de programas/softwares? É banco de dados onde a Mageia arquiva inúmeros programas aprovados para serem instalados na distribuição Mageia. Este banco de dados está replicado em vários servidores espelhos/mirrors espalhados por todo o mundo.
  2. O que é repositório (midias) da Comunidade de programas/softwares? São programas/softwares preparados adequadamente pela comunidadde de usuários Mageia para serem instalados na distro Mageia Linux, mas que ainda não foram testados pela equipe de desenvolvedores da Mageia para serem incluídos nos repositórios oficiais.


Imagem 10: Sistema de repositório
Diagrama-sistema-repositorios-Mageia-2011.png

Outros links

  1. Sites sobre o tema
  2. Ver Apresentação da Mageia para iniciantes
  3. Particionar HD para iniciantes
  4. Instala Mageia 2 LiveCD KDE
  5. Instalar softwares e aplicativos

Tópicos no Forum MageiaBrasil

  • Para discutir este tema, abrir um tópico novo no Fórum MageiaBrasil ou acessar um tópico já criado:
  1. Tópico no Fórum Mageia:
  2. Tópico no Fórum Mageia:


  • Observação: esta página foi editada com base no texto ”Instalar Mídias no Mageia”, do Wiki MageiaBrasil, que tem seu conteúdo disponibilizado sob a licença CC-by-nc-sa-2.0.