From Mageia wiki
Revision as of 02:05, 15 July 2013 by Macxi (talk | contribs) (Acer x3995)
Jump to: navigation, search


This page is also currently available in these languages:

Esta página também está atualmente disponível nos seguintes idiomas:

English (en): Mageia 3 Errata


Note:
Esta página ainda esta sendo traduzida e atualizada com a versão oficial em inglês, enquanto isso não ocorre, acesse a versão em inglês da Mageia 3 Errata que está atualizada. Estamos providenciando a tradução a atualização (tradução atualizada em 29/05/2013 por macxi)


this page is a draft.
It requires improvements. If you want to improve it, simply log in and click on the Edit tab.

Please remove this {{Draft}}template, when you're sure the page is complete and correct.


View the other draft pages, or other pages to improve and maintain.


Lista de bugs atuais encontrado o QA e outras pessoas Se não houver nenhuma confirmação no relatório de bug, sinta-se livre para adicionar um ou invalidar os tópicos, obrigado.


Mídia

  • O "Boot pelo Hard Disk" do menu reinicializa a partir do pendrive USB (quando instalando a partir de um pendrive USB). Solução é remover o pendrive usb  :-).
  • As opções acessíveis através de teclas F3-F6 (DVD, a opção Kernel, ...) não funcionam. Solução
  • Pressionando F2-F6 para alterar opções do kernel também move a seleção de boot para instalar. Quando isso acontece apenas na primeira vez, você pode trabalho em torno de lo pressionando fuga e movendo o cursor novamente.


Dual

  • Depois de instalar o LXDE, um link para o painel Midori está faltando (bug 7378)
  • Devido ao espaço limitado, task-pulseaudio foi removido da iso: se você quiser som, você pode querer instalar-tarefa pulseaudio.
  • Devido ao espaço limitado, o tema gráfico grub2 foi removido da iso: se você usar o grub2 e quer um menu gráfico, então você pode instalar o pacote grub2-mageia-tema.

Live

Tentando instalar no modo UEFI irá falhar na etapa bootloader (bug 10069)

Resolução muito alta para alguns monitores (sem saída de vídeo). Alguns monitores não retornam (ou qualquer) dados de identificação de exibição extendida corretos (Extended Display Identification Data -EDID). Se você tiver como um monitor desses, e tem uma placa de vídeo que trabalha com resoluções mais altas do que o monitor pode exibir, não haverá saída de vídeo. Solução alternativa é editar os parâmetros do kernel na inicialização, e adicionar a opção xdriver=vesa, o que limitará a resolução de 1024x768. Para detalhes, ver https://bugs.mageia.org/show_bug.cgi?id=7774

Adição de mídia on-line durante a instalação

Ao adicionar repositórios online no início de uma instalação da Mageia 3, com as imagens ISO do instalador clássicos (dual-cd, dvd x86_64, dvd i586), devem ser tomadas as seguintes medidas.

Garantir que a versão da imagem iso é datada de 06 de junho de 2013. Se você tem a versão 18 de Maio, ele pode ser atualizado com o comando

rsync -avHP rsync://mirrors.kernel.org:/mirrors/mageia/iso/3/Mageia-3-x86_64-DVD/ /path/

Substitua o x86_64-DVD com i586_DVD ou dual-CD, conforme o caso, e o /path/ (caminho) do diretório que contém a imagem iso com a versão de 18 de maio. Não se esqueça da barra no final, em ambos os nomes. O espelho, mirrors.kernel.org, pode ser substituído por qualquer espelho mageia que suportar o protocolo rsync.

Não aceitar a seleção do repositório padrão. Ou desmarque o repositório Nonfree Release, ou selecione os repositórios Nonfree do Release2 e repositórios Nonfree Updates. Em uma instalação de 64 bits, selecione também Nonfree Release 32 bits, e Nonfree Updates de 32 bits.

No final da instalação, NÃO DEIXE que ele verifique se há atualizações, ou ele vai adicionar um segundo conjunto de repositórios online.

Problemas de Instalação

  • Você pode ver uma longa lista de "incapaz de ler modalias de / sys / ..." mensagens ao carregar o instalador (bug 7291)
  • As notas de lançamento ainda não estão completas, sinta-se livre para contribuir aqui (a saída do instalador poderá ser tomada a partir daqui)
  • Aviso: %post(...) scriptlet failed, exit status 1 (bug 7611)


Problemas de Atualização

Se alguns pacotes de terceiros, como Adobe-reader ou o JRE para o Fedora estão instalados, remova-os antes, ou eles vão quebrar o upgrade. (bug 10043, bug 10123 bug 10581) Isso pode acontecer se um dos pacotes de terceiros é (parcialmente) instalado em /bin, /lib, /lib64 ou /sbin, pois isso pode causar conflitos durante a "usrmove". Pacotes de terceiros que não afetam qualquer um dos diretórios "usrmove" não vão quebrar a atualização.

Se você ver uma mensagem que contem "rpmlib(X-CheckUnifiedSystemdir)", significa que você não seguiu cuidadosamente as instruções, como o movimento /usr não está completa. Ao atualizar usando mgaapplet, à direita no final da atualização, ele pode falhar com um segfault com um rastreamento sobre pango, quando é suposto estar exibindo uma mensagem para reiniciar o sistema. Se isso acontecer, basta ir em frente e reiniciar. Para mais detalhes, consulte https://bugs.mageia.org/show_bug.cgi?id=9882

Após a atualização usando mgaapplet, quando o sistema for reinicializado, pode haver uma mensagem sobre plymouthd não começar. Solução alternativa é executar "dracut-f", como o usuário root. Para detalhes veja https://bugs.mageia.org/show_bug.cgi?id=10128

Ao utilizar mgaapplet para atualizar, depois de instalar o pacote mageia-prepare-upgrade, em sistemas onde o menu de inicialização do BIOS é usada para selecionar a inicialização a partir de uma unidade diferente, então os arquivos sda, os arquivos /boot/grub/device.map, e menu.lst precisam a ser corrigidos para apontar para as unidades corretas e "dracut -f" deve ser executado manualmente (como root). Para detalhes veja https://bugs.mageia.org/show_bug.cgi?id=10188

partições criptografadas com luks

Se você tiver partições criptografadas com Luks, certifique-se de ter um suporte de recuperação na mão, apenas no caso de você precisar dele.

Após a atualização você pode não ser capaz de digitar a senha ou desbloquear o dispositivo raiz que falhar por outros motivos. Para evitar isso, execute dracut -f após a atualização, mas antes de reiniciar. Se a inicialização ainda falhar, este tópico do fórum pode ajudar a recuperar. Veja também Mageia_2_Errata#Base_system and Mageia_2_Errata#luks_encrypted_partitions

Problemas de Software

Sistema base

Grub2

  • Drakboot
Grub2 é reconhecido pelo drakboot mas sua configuração é apenas parcial. Por exemplo, a configuração de entrada não está funcionando. Se você precisar de mais opções, recomenda-se usar um dos GRUB2 métodos nativos descritos /usr/share/doc/grub2/README.Mageia. (Bug 9627)
  • Opções do Kernel
como 'nokmsboot' ainda estão sendo adicionado manualmente em /etc/default/grub. (Bug 8540)
Podem ser adicionados a esta linha: -
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="splash quiet vga=792 nokmsboot resume....."
  • Modos gráficos
Da mesma forma vga = xxx modos gráficos quando necessários também podem ser adicionados no mesmo lugar, como mostrado acima.
Nota: Depois de fazer mudanças no /etc/default/grub executar update-grub (ou update-grub2 que faz o mesmo) e digite a senha de root, se solicitado.
  • Bug sub-menu Avançado
Depois de uma atualização do kernel, a segunda entrada nas opções avançadas para Mageia não irá arrancar. É pouco provável que esta opção será necessária uma vez que ele inicia o mesmo kernel como a principal entrada de nível superior. Execução update-grub no terminal uma vez irá repará-lo. (Bug 10024)
  • Multi-boot
Ao instalar o GRUB 2 em uma partição (para multi-boot), usando drakboot ou o instalador, nada é escrito para o setor de inicialização da partição, pois isso não é recomendado, por razões de confiabilidade relacionadas com o uso de listas de bloqueio. Estes são propensos a substituir por alguns utilitários do sistema de arquivos, e nem mesmo possível em alguns sistemas de arquivos. Em vez de uma cópia do kernel do grub2 é escrito como /boot/grub2/i386-pc/core.img e isso pode ser iniciado a partir de qualquer grub ou grub2 usado em um bootloader mestre dedicado ou em outro sistema.

A entrada adequado em um legado menu.lst grub para inicializar Mageia usando grub2 instalado para sda7 seria:

 title Mageia 3 on sda7
root (hd0,6)
kernel /boot/grub2/i386-PC/core.img


Uma entrada em um criado manualmente /boot/grub2/grub.cfg (para um bootloader mestre dedicado) ou quando a adição de um menu gerado automaticamente usando /boot/grub2/custom.cfg a entrada seria:

 menuentry 'Mageia 3 on sda7' {
root=(hd0,msdos7)
multiboot /boot/grub2/i386-pc/core.img
}

Se o / boot está em uma partição separada (por exemplo, necessário quando o Btrfs é usado para o root), então uma entrada adequada (onde /boot está em sda6) seria como abaixo. Note-se também o caminho multiboot alterados:

 menuentry 'Mageia-3 (btrfs root)' {
root=(hd0,msdos6)
multiboot /grub2/i386-pc/core.img
}

Uma grande vantagem do grub2 sobre grub legado é a capacidade de usar rótulos de partições sem o conhecimento das atribuições de dispositivos não-confiáveis. Se a partição raiz Mageia é rotulado 'mageia-3' (assumindo que /boot não está em uma partição separada), então este pode ser usado:

 menuentry 'Mageia 3' {
search --no-floppy --label --set=root mageia-3
multiboot /boot/grub2/i386-pc/core.img
}

Note-se que, desde o registro de inicialização de partição não é usado pelo grub2, ele pode ser usado por legado grub enquanto ambos estão instalados em conjunto, permitindo chainloading em GRUB Legacy e multibooting em grub2 de duas entradas do menu mestre separadas. Bootloader backup de útil!

  • Instalações mínimas

Quando é necessária uma instalação mínima do grub2 pode ser instalado com urpmi grub2 - no-sugere que irá omitir os-provador eo grub2-mageia-tema, dando um clássico grub2 menu somente texto, sem outros sistemas relacionados. os-provador pode ser instalado mais tarde, como pode o pacote grub2-mageia-tema - basta instalar ou desinstalar estes a vontade eo efeito será visto na próxima inicialização.

  • Sair do menu KDE

Para usar a opção de sair do KDE > Reinicie o sub-menu (acessado clicando no ícone amarelo - não o texto) com grub2, é necessário mudar o /etc/default/grub para incluir:

GRUB_DEFAULT=saved

Executar update-grub após a edição de /etc/default/grub

Tabmém systemsettings > System Administration > Login Screen > Shutdown tab > Gerenciador de Inicialização precisa do grub2 selecionado.

NetworkManager e drakxnet não conseguem se conectar à rede Wi-Fi com WPA

Às vezes, quando ambos NetworkManager eo net_applet (ou outras ferramentas Mageia) estão presentes (por exemplo, no Gnome), eles podem competir e interferir para estabelecer uma conexão wi-fi com WPA. Isso pode resultar em vários pop-up do NetworkManager repetidamente pedindo a senha. Verifique a saída de

ps aux | grep wpa

Se houver mais de uma instância do wpa_supplicant execução (ou seja, mais de uma linha), por favor, reinicie o computador. Na reinicialização, certifique-se no Centro de Controle Mageia que a interface de rede está configurada para ser "controlados pelo Gerenciador de Rede". Em seguida, tente se conectar usando o Network Manager.

Net_applet - Monitor de rede/rede de contabilidade não faz nada

Se você clicar em "Network Monitor" não faz nada, você pode precisar instalar vnstat e pacotes net_monitor. Você pode, então, ver o tráfego utilizado se que a interface foi ativada via drakconnect.

Drakxfirewall não gera configuração shorewall6

Isso significa que o IPv6 é atualmente unfirewalled e shorewall6 serviço é provável que seja em um estado de falha. após a configuração manual das zonas|interfaces|regras de arquivos, ele deve funcionar.


De acordo com bug https://bugs.mageia.org/show_bug.cgi?id=10155, reportado por Thierry ANIEL 2013-05-19 15:56:00 CEST:

shorewall6 lançamento do serviço na inicialização falha. Como conseqüência, a gestão de firewall através Centro de Controle Mageia não é eficiente.

Isso pode ser corrigido da seguinte forma:

  1. Desinstalar shorewall-ipv6
  2. Tentar editar sua configuração de firewall
  3. Centro de Controle Mageia reclama que você deve instalar shorewall-ipv6
  4. Aceitar para instalá-lo
  5. Tudo funciona agora


Hplip e impressora através de wi-fi

Se você quiser configurar uma impressora que está conectada via wi-fi, você vai ver uma queda das ferramentas. Como alternativa você pode mudar a cópia original de um arquivo python para um novo montante. Veja comentário 22 em sua bugzilla para mais detalhes. (Relatado como bug 10067)

Cups não encontra impressoras USB

Falta uma dependência do pacote cups, por isso as permissões para o dispositivo-usb não podem ser configuradas corretamente. Desde então o cups não consegue ler as informações do dispositivo, a impressora não é listada e não pode ser adicionada. Solução: Instale o pacote acl manualmente, em seguida, desconecte e reconecte a impressora:

urpmi acl

(Relatado como bug 10475)

Internacionalização

Ibus

  • Ao contrário Mageia 2 e versões anteriores, por ibus padrão não irá adicionar métodos de entrada para automaticamente. Por favor, siga estas etapas para adicionar os métodos de entrada:
    • Botão direito do mouse sobre o ícone na bandeja do sistema ibus área de trabalho (canto inferior direito no KDE).
    • Selecione "Preferências".
    • Selecione a aba "Input Method", que deve estar no centro das preferências IBus.
    • Clique em "Selecione um método de entrada" para ver uma lista cinza de idiomas.
    • Clique no símbolo ">" antes de cada idioma para ver uma lista de métodos de entrada selecionáveis.
    • Selecione o método de entrada desejado e clique no botão "Adicionar", no lado direito.
A lista de idiomas são mostrados cinza e pode causar confusão. Mas você deve ser capaz de adicionar os métodos de entrada, sem qualquer problema.

KDE

  • KDE Atividades como excluir com vermelho X (bug 7260)
  • KDE começa em tty2 (bug 8074)
  • Ibus-daemon não iniciado (bug 8459), solução é instalar ibus-ui-gtk3.

KDE e configurações locais

Idioma

Após a instalação, o idioma não é ativado. Por exemplo, em uma instalação francês, por "números", "dinheiro", "data e hora", "outros" padrões americanos são ativados. Isso produz "$" em vez de "€", para os números "." em vez de "," para decimal, etc

Você precisa ir para as configurações do KDE> Localização> Países e Idiomas, em seguida, adicionar o idioma em "Language". Você também pode adicionar "Anglais EUA", é útil quando você vai a um site de Inglês para preencher um formulário web, ou editar esta wiki em Inglês!

Verificação ortográfica

Este é um exemplo baseado em uma instalação de língua francesa, mas se refere igualmente a outros idiomas, incluindo en_GB.

Para se ter um corretor ortográfico ativado para todos os aplicativos do KDE (kwrite, konqueror ...) Precisamos de:

  • Francês dicionário "Français (França)" selecionada (instalação padrão seleciona "Francais" dicionário)
  • Corretor ortográfico ativado (não é por padrão de instalação)

Em seguida, vá para as configurações KDE> localização> corretor ortográfico em seguida

  • Selecione "Français (França)" in "Langue par défaut"
  • Marque "Vérification orthographique Automatique activée"

LibreOffice

GNOME

  • Se você usa o tema Adwaita, todos os tipos de partição são cinza em diskdrake (bug 7379)
  • O tema Oxygen-gtk inverte a ordem padrão do botão em diálogos Gtk+. Solução alternativa é mudar para Adwaita. (bug 9609)
  • Se o ícone de rede mostra "não gerenciada" por alguma interface de rede, você precisa iniciar o Centro de Controle Mageia e a configuração de rede e selecione "Permitir interface a ser controlada pelo Network Manager", mas não tente conectar-se diretamente dentro do MCC. Conectar-se usando apenas NetworkManager.
  • Se você se conectar a uma rede (por exemplo, um roteador em casa) e você não pode ter acesso a Internet ou mesmo ping no roteador, o firewall Shorewall está, provavelmente, bloqueando a interface de rede (bug 10160). Você pode verificar "dmesg" para ver se há muitas mensagens sobre pacotes sendo rejeitados. Se assim for, você precisa adicionar a sua interface de rede (por exemplo, wlan0) na interface do arquivo shorewalls: echo -e "net\twlan0\tdetect" >> /etc/shorewall/interfaces. Nota: onde o comando anterior incluía "wlan0" é preciso substituir pelo nome da sua interface de rede. Em seguida, reinicie o serviço shorewall com "service shorewall restart".

IceWM

  • A barra de título e de fronteira é invisível ao usar determinados temas. A solução é redimensionar imagens de modo que todas as imagens são iguais ou superiores a 2 pixels de largura e comprimento. (bug 8705)
Temas afetados são: Ergologic Fire95 Frosty GlamICE Infadel2 Icedesert Kubical1.2 Miggy4 QNX SilverXP TrueCurve Urbicande Yamost

Firefox

Problemas de hardware

Chipset NVidia híbrido

Tela preta após a instalação ou durante uma sessão Live

A questão é que o segundo chipset é primário e, portanto, você não pode ver nada, você pode anexar monitor externo, ou com o Live adicionar um "xdriver=vesa" para adicionar os parâmetros do kernel; com o instalador, basta ajustar o xorg.conf manualmente para usar apenas um monitor (o correto).


Broadcom Wireless

Esta versão mudou para o uso de drivers livres para todos os dispositivos sem fio compatíveis conhecidos em vez de usar o driver wl propriedade da Broadcom. No entanto, para alguns usuários os drivers livres não funcionam bem (ou em todos), e, nesse caso, você pode ativar mídias nonfree e instalar broadcom-wl-kernel-$flavour-latest mais recente correspondentes ao seu kernel. Os DVDs de instalação e os live CDs/DVDs tem os drivers necessários disponíveis.

Problemas com Virtualização

Instalar mageia em mais de host KVM

se você tiver um velho anfitrião KVM (como Mageia 2), você deve selecionar "vga", como gráfico em vez de "cirrus" (padrão).

ATI abandonou o suporte

AMD abandonou o suporte da Radeon HD 2000/3000/4000 em Catalisador

Questões Laptop

Regressão brilho

Alguns laptops não vão alterar o brilho quando você pressiona as teclas dedicadas ou utilizar ferramentas do Gnome e KDE. Isso ocorre porque Linux 3.8 apresenta-se como o Windows 8 para o BIOS. Como solução, acrescentando acpi_osi="!Windows 2012" na linha do kernel GRUB ajudou. Outra solução em vez disso: acpi_backlight=vendor o que impede de ser usada a luz de fundo da interface ACPI.

Acer x3995

A fim instalar Mageia em um novo ACER X3995, você precisa fazer uma atualização de BIOS. Atualizações de BIOS pode ser baixado a partir do site Acer.

Trabalhando ATUALIZAÇÃO P11.A3 (sem L) 12/10/2012 datado é conhecido por trabalhar. Você precisa de um DOS inicializável USB / CD, a fim de aplicar ou um Windows de 64 bits (e não de 32 bits). Depois de realizar a atualização, insira a ferramenta de configuração do BIOS e repor os valores predefinidos, reiniciar e, em seguida, modificar a sua.


SSDs

bug 1215, comentário 22

Há relatos sobre o Windows não inicializar depois do redimensionamento de um SSD

Funcionalidades Obsoletas