From Mageia wiki
Jump to: navigation, search
Drakconf multiflag.png
Outros idiomas

Deutsch ; English ; Portuguese ; Turkish ;


Bumblebee Projeto

Bumblebee tem como objetivo fornecer suporte para NVIDIA Optimus laptops para as distribuições GNU / Linux. Usando Bumblebee, você pode usar seu cartão de NVIDIA para renderização de gráficos que serão exibidos usando a placa Intel.

Instalação

Deixe o Drive da placa de vídeo Intel configurado no CCM. Se você tiver duvidas sobre isso clique AQUI. Agora abra um terminal como Root, e é só seguir as instruções abaixo.

Se você quer usar o Drive proprietário (recomendado) use o comando:

# urpmi --auto bumblebee-nvidia

Mas você quer usar o Drive livre (Nouveau) use o comando:

# urpmi --auto bumblebee-nouveau

Se você estiver em uma máquina de 64 bits execute o seguinte comando:

# urpmi --auto libvirtualgl libturbojpeg0 libprimus

Após a instalação ser concluída, adicione-se ao grupo "bumblebee" para habilitar o uso do comando optirun (se ele já existir desconsidere). Use o comendo abaixo, substituindo <USERNOME> pelo nome do seu usuário!

# usermod -a -G bumblebee <USERNOME>

Agora você vai ter que reiniciar seu computador para as mudanças fazerem efeito.

Uso

Para executar o aplicativo com a placa discreta corrida NVIDIA no terminal:

$ optirun [options] <application> [application-parameters]

Exemplo:

$ optirun firefox

Para obter uma lista de opções para correr optirun:

$ optirun --help

Iniciando e Parando o daemon bumblebeed

No Mandriva, Bumblebee é executado como um daemon systemd. Ele pode ser iniciado por:

# systemctl start bumblebeed.service

Ele pode ser interrompido por:

# systemctl stop bumblebeed.service

Para habilitar autostart:

# systemctl enable bumblebeed.service

Para desabilitar o autostart:

# systemctl disable bumblebeed.service

Após a instalação, o servidor já deveria ter-se iniciado automaticamente, bem como a própria habilitado para autostart.

Se ele não funciona

  • Execute optirun com o parâmetro - debug de comando de linha (como em: "optirun - depuração glxgears", por exemplo), e deve fornecer alguma mensagem de erro significativa quanto ao local onde está o problema.
  • Se o daemon bumblebeed não pôde ser alcançado, parar o daemon manualmente e executá-lo (como root), também com o parâmetro - debug. Deve imprimir um monte de informações e mensagens de erro útil. Também certifique-se que você está adicionado ao grupo de abelha!
  • Se a GPU não pôde ser iniciado, fazer drivers da nvidia certeza estão instalados corretamente e gerenciamento de energia está funcionando corretamente. A reinicialização pode ajudar também (isso restaura alguns valores PCI interno que possam ser corrompidos).
  • Se X não pôde ser iniciado, você pode ter que editar o arquivo etc xorg.conf.nvidia / / abelha /. Alguns erros também especificamente lhe dizer que você precisa fazer isso e dizer-lhe exatamente o que mudar lá.
  • Ainda com problemas? Peça ajuda em # zangão em irc.freenode.net


Instalando o 304.xx nvidia-motorista vai quebrar o uso de glx para o cartão intel integrado, independentemente de instalar o nvidia-driver do hompage nvidia diretamente ou a partir de repositórios Mageia. Ao instalar o driver da NVIDIA diretamente, você pode evitar esse comportamento usando a opção - no-OpenGL-arquivos. Ao instalar a partir repos Mageia não como descrito no capítulo seguinte, reinstale o intel-piloto com a opção - replacepkgs e configurar o servidor X para o cartão intel novamente.

Se após uma reinicialização a tela inteira é de cabeça para baixo e / ou ilegível

Você instalou drivers NVIDIA através de outros meios que não os pacotes do Mandriva - este substitui a aceleração de hardware Intel com arquivos não-compatíveis. Un-instalá-los e substituir pelos pacotes do Mandriva. Se isso não corrigir o problema, você pode ter que forçar a reinstalar os drivers da Intel e xorg arquivos com urpmi - (! Fazer uma busca por pacotes contendo libGL.so, especificamente) replacepkgs. É possível usar os drivers oficiais mais recentes da nvidia bem, mas requer uma grande quantidade de configuração manual. Você precisa fazer o backup dos arquivos compatível com Intel e mover as versões nvidia para um novo diretório (por exemplo /usr/lib/nvidia-current), então mover os arquivos intel de volta ao seu local de origem. O diretório que contém os arquivos da nvidia compatível precisa ser colocado em /etc/bumblebee/bumblebee.conf também.

Se você quiser usar nouveau vez

A versão do nouveau no Mandriva não é recomendado para configurações Optimus, assim você pode querer compilar e instalar manualmente a versão mais recente (a mais recente, melhor). Em seguida, altere a linha "Driver=nvidia" no /etc/bumblebee/bumblebee.conf to "Driver=nouveau". Isso deve ser tudo que você precisa fazer. Ao utilizar nouveau, bbswitch não é mais necessário para o gerenciamento de energia e vga_switcheroo pode ser usado em vez disso (ativada por padrão se bbswitch não está instalado), mas um núcleo extremamente recente versão de desenvolvimento é necessário para que ele funcione em todos os modelos, de modo que este não é aconselhado. Manter bbswitch instalado deve permitir que os drivers nouveau para trabalhar com gerenciamento de energia em todos os laptops modelo Optimus. No futuro vga_switcheroo deve / vai superar bbswitch em termos de funcionalidade, por isso a opção de usá-lo está lá.

Gestão de Energia

A meta principal deste projeto é o de não só permitir o uso da GPU para renderização, mas também para permitir o gerenciamento de energia inteligente da dGPU quando não está em uso. Estamos usando bbswitch (um módulo) ou vga_switcheroo (módulo do kernel, experimental) para fazer isso em Bumblebee. Desde Bumblebee 3.0, este recurso é ativado por padrão, usando bbswitch. Isso permite o gerenciamento de energia automático, sem qualquer necessidade de configuração. Se Gerenciamento de energia não funciona em seu laptop, por favor, vá a este Power Management (PM) página e ajudar a melhorar o Bumblebee.

IRC

Por favor, junte-se #bumblebee canal na Freenode para Bumblebee ajuda / sugestões / perguntas / etc

Relatório de bugs / problemas

Primeiro de tudo: Se você tiver qualquer problema, por favor leia este artigo: https://github.com/Bumblebee-Project/Bumblebee/wiki/Troubleshooting

Se o problema não for resolvido, você pode participar do #bumblebee canal de IRC para pedir ajuda (recomendado). Veja também https://github.com/Bumblebee-Project/Bumblebee/wiki/Reporting-Issues

Se você for solicitado para criar um relatório de bug, execute o seguinte comando como root:

# bumblebee-bugreport

Uninstall

Se você é insatisfeito com Bumblebee, você pode removê-lo via:

$ urpme bumblebee

Social Media

Siga-nos no: Facebook, Twitter and Google+.

Referências

https://github.com/Bumblebee-Project/Bumblebee/wiki/Install-and-usage